A indústria de cruzeiros previu nesta terça-feira (15) que, apesar do impacto dos altos custos do combustível, mobilizará 16 milhões de passageiros em 2011, o que representa uma alta de 6,6% em relação a 2010.

Karen Bleier/AFP
Navio Carnival Freedom, da Carnival Cruise Lines, saindo do porto de Key West, Flórida, em 21 de fevereiro de 2011
Navio Carnival Freedom, da Carnival Cruise Lines, saindo do porto de Key West, Flórida, em 21 de fevereiro de 2011

Jan Swartz, vice-presidente do comitê de comercialização da associação internacional de linhas de cruzeiros, disse que o crescimento no número de passageiros está impulsionado pelas inovações tecnológicas, o entretenimento e a “fidelidade” dos usuários com os serviços dessa indústria.

Os números foram divulgados em um painel dos presidentes e diretores-executivos das seis principais companhias de cruzeiros do mundo, quando examinaram o estado da indústria e manifestaram otimismo sobre as perspectivas do setor.

Os executivos participaram da 27ª conferência internacional Cruise Shipping, realizada em Miami (EUA), com a participação de mil expositores de 119 países.

Andy Newman-Cruise/Shipping Miami/Reuters
Jan Swartz, vice-presidente da Cruise Lines International Association na conferência 2011 Cruise Shipping Miami
Jan Swartz, vice-presidente da Cruise Lines International Association na conferência 2011 Cruise Shipping Miami

Gerald R. Cahill, presidente e diretor-executivo da Carnival Cruises Line, comentou que a recessão e o aumento no preço do combustível obrigaram as principais linhas de cruzeiros do mundo a excluírem algumas áreas, mas ainda “navegam por águas tranquilas”.

“Não reduzimos custos em comercialização, nem publicidade. Também não nos serviços que oferecemos ao cliente, como entretenimento e alimentação. Apesar da situação econômica, nos cruzeiros temos lucro se compararmos com outros negócios de turismo, como os hotéis”, afirmou.

fonte: Folha de SP