Os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, do Planejamento, Miriam Belchior, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, anunciaram nesta quarta-feira (1/6) a implantação do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, a criação da Casa do Governo Federal e o início da Operação Cidadania Xingu, no Pará. O objetivo das ações é promover o desenvolvimento sustentável da região, a participação da população em sua gestão e a presença dos principais órgãos governamentais de forma visível, permanente e coordenada.

Durante coletiva à imprensa, Miriam Belchior disse que o valor total dos investimentos em ações de compensação e mitigação, previstas no licenciamento ambiental da usina de Belo Monte, que já estão em andamento, é de R$ 3,2 bilhões. Ela explicou também que os recursos serão aplicados na construção e ampliação de escolas, postos de saúde, apoio à segurança pública, saneamento e habitação, sob responsabilidade da empresa vencedora do leilão e responsável pela implantação do empreendimento.

Em sua fala, o ministro Edison Lobão confirmou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu hoje a licença de instalação para a usina de Belo Monte. Para ele, a usina contribuirá para o suprimento da demanda de energia elétrica no Brasil de forma sustentável.

Ao ser questionado sobre a constante saída de empresas sócias do consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina, Lobão disse que essas mudanças não comprometem em nada o empreendimento. Ele lembrou que, quando a Bertin deixou o consórcio, houve “uma fila” de pretendentes de grandes empresas para assumir a participação do grupo.

Lobão também falou da importância do empreendimento para o planejamento energético brasileiro. Ele lembrou que somente no ano de 2010 o Brasil teve um aumento de 7,8% no consumo de energia e que Belo Monte contribuirá para garantir a segurança no suprimento de energia elétrica para o Brasil.

O ministro também foi questionado sobre o programa nuclear brasileiro. Para ele, a instalação ou não de novas usinas nucleares no país está sendo reavaliada por integrantes do MME e do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “Não há uma decisão definitiva sobre o assunto. Essa é uma hipótese que está sendo avaliada”, completou.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia

fonte: MME