O veiculo faz parte do lote de 50 carros encomendados pela empresa. Com 15 metros de comprimento, é equipado com sistema autônomo de baterias que permite percorrer até 10 quilômetros desconectado da rede aérea

Trólebus parado no meio da pista por falta de energia será coisa do passado dentro de pouco tempo. Está chegando às ruas de São Paulo, o primeiro trólebus encomendado pela operadora Ambiental Transportes Urbanos, equipado com sistema autônomo de baterias, que possibilita que o carro percorra até 10 quilômetros de distância desconectado da rede aérea.

Essa tecnologia, inédita para o transporte público paulistano, já comprovou sua eficiência no sistema de transporte da cidade de Wellington na Nova Zelândia, onde 62 trólebus de 12 metros operam desde 2009 com sistema de tração e sistema autônomo com baterias desenvolvidos pela ELETRA. Assim, a qualquer momento que o sistema sofrer uma queda no fornecimento de energia, seja por acidente no trânsito ou pane, o sistema de baterias é acionado, as alavancas são recolhidas, e o veículo pode seguir normalmente até a próxima subestação com fornecimento regular de energia.

“A exceção de um apagão geral, a interrupção da operação dos trólebus ocorre ou por um defeito em uma subestação ou por um acidente com a fiação. Com a tecnologia desenvolvida pela Eletra esse problema acabou, pois a distância entre as subestações de energia é de 1 km e a autonomia do trólebus sem rede é de 10km, garantindo o deslocamento até um novo trecho energizado sem a interrupção ou transbordo de passageiros. Agora, além da vantagem da emissão ZERO de poluentes, o trólebus se consagra pela eficiência em sua operação”, afirma Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.

Iêda lembra ainda que esse sistema permite o barateamento da operação, já que não é necessário, por exemplo, que a empresa tenha seu pátio eletrificado para guardar os carros. “Eles podem ser conduzidos à garagem por meio das baterias”, exemplifica.

Até o momento seis veículos de 15 metros dos 50 encomendados pela empresa foram entregues. Este é o primeiro equipado com o sistema autônomo de baterias. O chassi é Scania, com três eixos e piso baixo; a carroceria é Induscar/Caio, o motor elétrico de tração é WEG e as baterias são da MOURA, todos fabricados no Brasil.

Assessoria de imprensa da Eletra
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