maracanaA miniescultura, feita em madeira sustentável, representa o projeto original do estádio, de 1950

 

A Terravixta, marca de alma e sotaque carioca, inicia, a partir de 15 de julho, a campanha de financiamento colaborativo “Terravixta Maracanã – Reconstruindo uma Lenda” (http://www.catarse.me/pt/maracana), para construir, de um jeito único e diferente, o projeto original do Maracanã, quando ainda era o maior estádio do mundo, em 1950. A união da arte interativa com o design sustentável resultou no diferente processo produtivo: as miniesculturas são feitas com métodos artesanais e tecnológicos.

Tudo começa com as madeiras nativas brasileiras – Sucupira, Freijó, Roxinho e Jatobá – de origem certificada pelo IBAMA, que são prensadas com resina de mamona para gerar compensados 100% atóxicos e biodegradáveis. Em seguida, a destreza da fabricação computadorizada a laser reproduz as peças com alta precisão. Por fim, as embalagens, que protegem as chapas planas, são impressas com tintas naturais orgânicas, como o Urucum e o Cacau.

Outro destaque dos produtos criados pela Terravixta é que o processo só é finalizado quando eles chegam ao cliente, que irá destacar e montar as peças, na linha do “Do It Yourself” – faça você mesmo –, transportando uma experiência a cada pessoa. “As miniesculturas não representam apenas o símbolo turístico em si, mas a interação deste com a história, a cultura e o meio ambiente ao redor”, conclui Olivia Coote, designer neozelandesa e uma das fundadoras da empresa.

Seguindo esta linha, a marca, que está há 2 anos no mercado, já lançou outras belezas naturais cariocas, como os Arcos da Lapa, o Morro do Corcovado com o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos. As miniesculturas estão à venda na loja online no Facebook (www.facebook.com/terravixta), na Livraria da Travessa, no Museu de Arte do Rio – MAR, no Museu de Arte Moderna – MAM Rio, na Casa Daros, na Tucum (Santa Teresa), no Circo Voador e ainda em Paris, na Le Bon Marché Rive Gauche.

Projeto iniciado por Bernardo Amaral, quando ainda estudava Design Industrial na PUC-Rio, a Terravixta materializa a experiência de estar na cidade do Rio de Janeiro. Com souvenirs criativos, práticos, bonitos e conectados com a natureza, que têm uma proposta interativa, a marca une alta capacidade de produção, experiência sensorial e responsabilidade ambiental. Não foi à toa que chegou como finalistas dos Prêmios IDEA Brasil e Objeto Brasileiro, em 2012, e esteve presente na exposição brasileira no Le Brésil Rive Gauche, em Paris, em 2013.