(Foto: Fredy Uehara)

(Foto: Fredy Uehara)

Durante o debate, uma das soluções apontadas foi inserir a tributação da intensidade de carbono no lugar da taxação sobre trabalho e investimento, ponto que depende de vontade política

Responsável por construir a maior rede de ciclovias do país, com quase 160 km, o deputado federal Alfredo Sirkis (PSB/RJ) foi o palestrante do Seminário LIDE SUSTENTABILIDADE, realizado na noite desta quarta-feira (15), em São Paulo. Com o tema “Mudanças climáticas: efeitos sobre a vida e impactos nas grandes cidades”, Sirkis iniciou seu discurso dizendo que a cidade é um ecossistema de alta complexidade.

 

De acordo com o deputado, as cidades são totalmente vulneráveis às mudanças climáticas e precisarão se adaptar, pois o nível altamente acentuado destas transformações acontecerá de qualquer maneira. Ainda segundo ele, a única dúvida é com relação às consequências, se serão graves ou catastróficas. “Todos sentimos os efeitos dos fenômenos meteorológicos. O planejamento com foco na infraestrutura é um dos pontos que pode contribuir com a melhoria destes efeitos e poderá evitar danos humanos e prejuízos econômicos muito maiores no futuro”, disse.

 

Sirkis alertou sobre a contribuição das cidades para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Hoje, 70% do consumo de energia produzida no planeta originam 80% das emissões, sendo 50% provenientes das cidades de países em desenvolvimento. “As ações para reduzir as emissões devem produzir efeitos benéficos ao ambiente urbano, à saúde e ao bem estar das pessoas, além de dinamizar a economia local, gerar empregos e bons negócios”.

 

O deputado traçou ainda um modelo de cidade dentro das perspectivas de baixo carbono. Segundo ele, algumas medidas são necessárias: limitar do uso do automóvel com novos conceitos de uso, como o autolib (sistema com uso de carros elétricos compartilhados) ou o utility car, estimular o transporte de bicicletas, propiciar mais conforto ao pedestre, eliminar os lixões a céu aberto, reflorestar e arborizar áreas carentes de verde e promover um urbanismo aliado ao alto padrão de inclusão digital. Ainda sobre este tema, Sirkis afirmou que é preciso precificar o carbono. “O grande desafio está em como trazer uma parte dos recursos para um investimento produtivo de transição para uma economia de baixo carbono”, revelou.

 

Sirkis finalizou sua apresentação alertando sobre a necessidade de reduzir, até 2050, 80% das emissões do gás de efeito estufa. “Reforço a necessidade urgente de uma logística econômica a serviço da redução do gás de efeito estufa para que nos 15 anos próximos elas não cheguem ao chamado de ponto de pico, porque senão os efeitos serão catastróficos”.

 

A crise da água

“O brasileiro está acostumando com a abundância”. Foi com essa frase que Malu Ribeiro, coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica falou sobre a atual crise da água em São Paulo. Segundo ela, a poluição e o desperdício agravam o impacto da seca e a disputa pelos mananciais que ainda apresentam água de boa qualidade.

 

Para Malu é preciso tratar a gestão de água de forma estratégica e integrada. Priorizar investimentos em saneamento básico, investir na despoluição dos rios e na recuperação das florestas são soluções que podem garantir água de qualidade e em quantidade. “A água, apesar de tudo, não entrou na agenda política de 2014 e nenhum real foi investido. Se o Brasil não assumir os impactos do clima e não firmar o pacto pelo desmatamento, quais as saídas e expectativas nós temos dos nossos governantes?”, perguntou aos presentes.

 

O Seminário LIDE SUSTENTABILIDADE contou com importantes empresas para sua realização. O patrocínio foi da BASF e BRASKEM. Apoio institucional da SABESP e apoio do LIXO VERDE.  ECCAPLAN e CDN foram fornecedores oficiais. As rádios ELDORADO FM e ESTADÃO AM e FM, as revistas ELITE e LIDE e PR NEWSWIRE foram mídia partners.

 

SOBRE O LIDE SUSTENTABILIDADE – O LIDE SUSTENTABILIDADE, criado em abril de 2009, é a unidade ambiental do LIDE, cujo objetivo é promover o entendimento da importância da preservação do meio ambiente à sociedade brasileira. Através da pró-atividade de um Comitê Executivo de empresários, o LIDE SUSTENTABILIDADE, presidido pelo empresário Roberto Klabin, reconhecido pelas importantes ações desenvolvidas na condução dos projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, considerada uma das mais respeitadas entidades em meio ambiente no Brasil, debate temas relevantes por meio de exemplos práticos adequados à realidade em que vivemos.

 

SOBRE O LIDE – Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.620 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.