Plataforma chega para facilitar o gerenciamento  de resíduos sólidos das empresas

O tema meio ambiente é um dos assuntos mais discutidos atualmente, devido aos impactos ambientais que se agravam a cada dia em todo o mundo. Os resíduos sólidos são considerados um dos principais fatores que contribuem para esses problemas ambientais. Por este motivo, as exigências de órgãos públicos e da sociedade sobre as empresas geradoras desses produtos cresce de forma exponencial. Diante deste novo cenário, a Descarte Legal (http://descartelegal.com/) chega para minimizar os efeitos nocivos destes resíduos.

A ideia do negócio surgiu a partir de uma necessidade diagnosticada por um dos sócios, durante a experiência de três anos em um órgão público. As empresas geradoras de resíduos sólidos encontravam muitas dificuldades em gerenciar seus resíduos e também em identificar empresas ambientalmente regularizadas para transportar e receber esses resíduos.

Startup acelerada pela Techmall, a Descarte Legal consiste em uma plataforma online de gerenciamento de resíduos sólidos automatizada e integrada a uma rede de empresas transportadoras e receptoras/tratadoras de resíduos nas quais são homologadas e monitoradas pela equipe da Descarte Legal atestando a regularidade ambiental. A plataforma possui funcionalidades que visa atender desde uma oficina mecânica até uma mineradora, seja através do sistema online de gerenciamento (armazenamento e controle de documentos, geração automática de documentos e elaboração de relatórios e gráficos dinâmicos) ou  da solicitação automática de propostas para destinação dos resíduos.

Tal iniciativa fez a plataforma ganhar o primeiro lugar do Prêmio Connected Smart Cities. O prêmio reúne propostas e soluções para tornar as cidades mais inteligentes em áreas como a sustentabilidade.