Além das belas praias e paisagens, a cidade histórica de Paraty também é conhecida pela sua intensa programação cultural e festivais realizados durante todo o ano. Festivais de cinema, literatura, música e gastronomia movimentam a cidade e atraem turistas de todo o país.

A programação cultural já começa em janeiro com o Viva Verão, festival de música gratuito realizado no Centro Histórico da cidade. O Festival será realizado do dia 1 a 24 de janeiro de 2017 e as pousadas em Paraty já se preparam para receber os viajantes.

O Viva Verão oferece atrações musicais de diversos gêneros como rock, samba e sertanejo e os shows acontecem na Praça da Matriz e no areal do Pontal. A programação pode ser conferida na recepção da pousada Chillinn Suites.

Além do Festival, em janeiro se encerra a Festa Religiosa Folia de Reis. Até o dia 20 de janeiro violeiros e cantores de música tradicionais se apresentam gratuitamente em diversos pontos da cidade para recitar versos antigos que contam a história do nascimento de Jesus. Os locais e horários das apresentações são divulgados previamente na recepção das pousadas em Paraty e nos centros de atendimento ao turista.

Paraty está localizada a 258 quilômetros da capital do Rio de Janeiro e seu acesso é feito apenas por vias terrestres e marítimas. A cidade oferece mais de 100 pousadas para hospedagem, além de hotéis, hostels e flats para quem deseja conhecer de perto a cidade e suas histórias.