Como encerramento do Ano do Papagaio, grupo se mobilizou para produzir obras retratando espécies ameaçadas da Mata Atlântica
Durante todo o ano de 2016 a campanha Ano do Papagaio, criada pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) em parceria com projetos de pesquisa e preservação de papagaios, alertou para o tráfico de animais silvestres que põe várias espécies em risco de extinção. Para encerrar a campanha, um grupo de artistas e biólogos retratou quatro espécies de papagaio da Mata Atlântica e uma espécie presente também nos biomas Pantanal, Catinga e Cerrado. As obras inspiradas no papagaio-da-cara-roxa, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-chauá e papagaio-verdadeiro foram reunidas em um banner que será utilizado em campanhas de educação ambiental.


Os desenhos e pinturas de diversos estilos foram feitos por artistas plásticos de países como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Guatemala e Brasil, integrantes do ABUN (Artists & Biologists Unite for Nature). Os criadores do grupo, a artista americana Kitty Harvill e seu marido, o alemão Christoph Hrdina, acreditam que a arte pode ter um efeito especial sobre as pessoas na busca pela consciência ambiental. “Queremos chamar atenção para a natureza através da força emocional da arte”, explica o casal.  “As imagens estarão sempre livres de copyright, à disposição dos biólogos e projetos de conservação para trabalhos educativos”.

Artista: Marion Schön

Vivendo entre o Brasil e os EUA desde 2006, quando se mudou para Curitiba, Harvill faz parte do grupo de 500 artistas certificados pela organização internacional Artists for Conservation por dedicar sua obra a causas ambientais. Hrdina deixou Frankfurt, onde era banqueiro, para trabalhar com preservação da natureza no Brasil. Em 1986, foi co-fundador da Funatura, fundação de conservação do cerrado brasileiro, e hoje se dedica à proteção da Mata Atlântica. O casal se encantou com o Projeto Papagaio-de-cara-roxa, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), acompanhando a equipe durante o trabalho de campo no litoral paranaense. A experiência inspirou o desafio de pintar os papagaios ameaçados das florestas brasileiras. Em 2012, Kitty Harvill ilustrou o livro infantil “Vida Livre – A História do Papagaio-de-cara-roxa”, iniciativa de educação para conservação da espécie.

Artista: Kitty Harvill

O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa é desenvolvido pela SPVS desde 1998. Os técnicos da ONG monitoram anualmente a população da espécie e participam de atividades de manejo e educação para conservação com as comunidades próximas às reservas. Com ações como a instalação de ninhos artificiais de madeira e PVC, que suprem a falta de ocos de árvores, a população das aves tem aumentado nos últimos anos. Em 2014, a situação do Papagaio-de-cara-roxa na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção melhorou, saindo de “vulnerável” para “quase ameaçado”. No entanto, o alerta de conservação da espécie permanece, devido à grande quantidade de papagaios capturados para serem vendidos de forma ilegal e da destruição de seu habitat.

Acompanhe no Facebook: http://www.facebook/groups/ABUN4Nature

Artista: Lois Davis

 

Artista: Geraldo Junior França

Artista: Maureen Rousseau