A Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo Pousada e Passeios está localizada no Pantanal do Rio Miranda, em Mato Grosso do Sul. Possui uma grande variedade de fauna e flora, e apresenta ao visitante o real funcionamento de uma fazenda: cultivo, produção e afazeres, caminhando juntos com a preocupação da conservação do meio ambiente. Birding in Pantanal, Focagem Noturna, Safári Ecológico e vários outros passeios para observação de fauna e flora no Pantanal do Rio Miranda.

No local, há programas especiais como Turismo de Pesquisa Cientifica com o Projeto que estuda a onça-pintada e Programa de Educação Ambiental no Pantanal do Rio Miranda.

A fazenda está localizada no Pantanal brasileiro, considerado pela Unesco um santuário ecológico que abriga centenas de espécies de animais, flora exuberante e uma cultura peculiar. É possível apreciar uma grande variedade de animais e uma bela floresta e ter a oportunidade de conhecer o funcionamento real de uma fazenda no Pantanal: a lida campeira, o cultivo e o folclore pantaneiro caminhando juntos com a conservação do meio ambiente.

História
Em 1973, o patriarca Laucídio Coelho, um grande homem, comprou 100.000 hectares da antiga Fazenda Bodoquena e os dividiu entre seus 12 filhos. Hélio Coelho ficou com 11.000 hectares, hoje transformados em 15.000 hectares.

Hélio é um médico que se especializou em San Francisco, na Califórnia, onde conheceu Cynthia, enfermeira de origem americana. Hélio e Cynthia se casaram e foram morar em Campo Grande, MS. Ao avistar a Serra da Bodoquena, Hélio lembrou-se das colinas da cidade natal de Cynthia e resolveu homenagear sua esposa batizando a fazenda de Fazenda San Francisco.

O casal teve seis filhos. Roberto, o primogênito do casal, casou-se em 1975, e resolveu desenvolver a fazenda com tecnologia de ponta parcialmente adaptada para o gado enquanto outras áreas foram estudadas para o plantio do arroz.
As áreas alagadas da fazenda enriqueceram as fontes de alimento. Observando a rica cadeia alimentar dos canais de irrigação e do preparo do solo, o que atraiu aves e animais do Pantanal, Roberto e Bety abriram a fazenda para uma terceira atividade: o turismo. Que tem dado muito certo!

Revista Ecoturismo