O nome diz tudo: Bonito. Aliás, a cidade localizada no interior do estado do Mato Grosso do Sul é muito mais do que bonita, é simplesmente um destino incrível, de adjetivos mil. Sem exageros, o local encanta por sua tranqüilidade, a beleza das águas cristalinas, uma natureza exuberante e cachoeiras e espécies raríssimas, um verdadeiro colírio para os olhos de quem vê.

Bonito fica na Serra da Bodoquena – que abriga a maior extensão de florestas preservadas do Mato Grosso do Sul – e possui o maior aquário natural de água doce do Brasil. No rol de qualificações, a cidade é o melhor destino de ecoturismo do Brasil, um prato cheio para os aventureiros de plantão. Trilhas, passeios de bote pelas cachoeiras e, até mesmo, descidas de rapel pelas inúmeras quedas da região, encantam os turistas que apreciam uma boa aventura em um cenário incrível. Ainda, O Rio Sucuri, com suas águas em tons de azul-turquesa, encanta com a variedade de peixes e uma vegetação aquática exuberante.

O local ainda conta com o santuário ecológico, que preserva uma admirável diversidade de espécies animais e vegetais. Impressionante é observar a riqueza que habita o fundo de rios e lagoas. A visibilidade das águas da região, garantida pela alta concentração de calcário, que funciona como agente purificador permite que o turista desfrute desse fascinante privilégio.

Em Bonito, onde o turismo está ligado à preservação da natureza, existe o Parque Ecoturístico da Bodoquena e o Projeto Vivo. O primeiro é uma iniciativa da ONG Instituto Peabiru de Ecoturismo e inclui passeios em canoas canadenses, mountain bikes, cavalos e trekking. Já o segundo, promove trekking, rafting no Formoso, passeios a cavalo e atividades especiais para crianças utilizando papel reciclado e reciclagem de lixo. Ambos são empreendimentos de lazer associados à educação ambiental e procuram mostrar como é possível aliar conservação da natureza, ecoturismo e geração de empregos.

Águas de Bonito
Para se hospedar em grande estilo em Bonito, com conforto e qualidade, a escolha certa é o Hotel Águas de Bonito. O Hotel Pousada oferece aos seus hóspedes todo o conforto necessário para atender as necessidades de cada um na vida moderna, mas tudo isso integrado à beleza da fauna e flora, propiciando um total relaxamento com momentos de paz e tranqüilidade.

O local foi o único escolhido do Mato Grosso do Sul, pela equipe de editores e repórteres do Guia 4 Rodas que selecionaram numa lista de 5.000 hotéis, as 323 pousadas e resorts, que se destacam pela localização, donos presentes e serviço eficiente e atencioso.
O Hotel Pousada Águas de Bonito se destaca pelos serviços de qualidade e atendimento diferenciados, fazendo tudo para que o cliente se sinta em casa, já tudo é pensado com muito carinho. Dentre os serviços habituais de um hotel, existem ainda as opções de massagens relaxantes e wireless em todos os ambientes

Ações sócio-ambientais
O grande diferencial do Hotel Pousada Águas de Bonito, são suas ações sócio-ambientais, como coleta seletiva de lixo, apoio ao Centro de Educação Infantil Vera L. Figueiredo, e apoio ao Projeto Pé da Serra.

No tocante à questão do lixo, em 2006 foi implantada a coleta seletiva do lixo, com a participação de todos os colaboradores, após palestras de conscientização, sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo Airton Garcez. Após a seleção, os papéis, tecidos, garrafas e embalagens plásticas são enviadas a programas sociais e ONGs, que fazem o aproveitamento desses materiais na confecção de artesanato, revertendo em renda. No hotel também foi implantada a produção de adubo orgânico, através da compostagem de todo o lixo proveniente da cozinha, deixando de enviar ao aterro sanitário da cidade quase 2 toneladas/mês de lixo. Assim, é produzido adubo suficiente para manter o jardim do hotel sempre verde e florido.

Mais informações sobre o Hotel Pousada Águas de Bonito podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.aguasdebonito.com.br ou pelo telefone (67) 3255-2330. Reservas podem ser feitas pelo e-mail: reservas@aguasdebonito.com.br

Revista Ecoturismo