Macapá-AP – Moisés Reátegui Souza é Deputado Estadual do Amapá, pelo Partido Social Cristão – PSC, eleito em 2006. Em seu primeiro mandato, e apenas dois anos, conseguiu se destacar pelo arrojo político em defesa do meio ambiente e das causas voltadas para o social. No pleito deste ano, concorreu à Prefeitura Municipal de Macapá, capital do Estado do Amapá, onde obteve uma excelente votação, fato que o colocou em uma situação privilegiada como legítimo representante do povo.

Em seu mandato parlamentar, Moisés Souza se destaca pelo número de projetos aprovados e sancionados, e pelas ações que beneficiam diretamente a vida do povo de seu estado, tais como: Lei da Habitação, Educação Musical e Artes Cênicas nas escolas públicas, Lei do Açaí, um programa que implementará a produção do fruto do açaí junto aos agricultores, bolsa esporte, que hoje é Lei, um incentivo aos futuros atletas, entre outros projetos. Todos aprovados e que já estão em execução no Estado, não sendo apenas elucubrações utópicas, mas sim, a mais pura realidade. Como a proposta de Emenda Constitucional, que obriga o Estado a emitir um Relatório de Impacto Ambiental, anual, para nortear as políticas de preservação ambiental e as políticas estruturantes. Fato que o credenciou a receber vários prêmios tanto no Estado, como em nível nacional e internacional, entre eles o Troféu Ecoturismo e Agroenergias Renováveis, que recebeu pelo segundo ano consecutivo.

A premiação de 2008, deu-se em virtude do Projeto de Lei 088/08, que autoriza o Poder Executivo a instituir no âmbito estadual, o Programa de Proteção e Conservação às Nascentes de Água, além do implantação da Política Estadual de Educação Ambiental, fato que o destacou junto à comunidade de ambientalistas do estado, e principalmente pelos integrantes do Grupo de Energias Renováveis da Amazônia – GERA, que o credenciaram a prêmios como um parlamentar comprometido com a proteção do planeta.

Todos estes projetos, em apenas 2 anos de mandato, conquistas adquiridas por causa de uma vida delineada na busca da verdade plena, testemunho de sua vida cristã, fato que fortalece a cada dia, na busca de alianças com os mais variados seguimentos.

Moisés Souza nasceu em Macapá, em 11 de janeiro de 1969, na maternidade de Macapá, pelas mãos da doutora Audine. Morou e foi criado no bairro central, jogando bola e empinando pipa com seus sete irmãos. Filho de Rosa Helena Reátegui de Souza e José Severo de Souza, um dos pioneiros do Estado, que veio incumbido de construir a base aérea de Amapá, usada na segunda guerra mundial pelas tropas aliadas. Aqui ficou e construiu raízes.

Iniciou seus estudos de primeiro grau no Colégio Dom Aristides Piróvano, passou pelo Colégio Comercial do Amapá – CCA onde concluiu o segundo grau. Concluinte do curso de Teologia pela Faculdade de Teologia e Recursos Humanos – FATEC, hoje Acadêmico de Direito. Com trabalho, esforço e o conhecimento adquirido, construiu sua base familiar. Pequeno Empresário, pai de família e marido exemplar, Moisés Souza possui alicerces solidificados, fatos que o levaram a ingressar na política onde busca melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Com uma campanha fundamentada na verdade, conquistou a confiança do povo, que lhe confiou o mandato de deputado estadual.

Randolph Scooth
Revista Ecoturismo