Espaço, inaugurado pela Prefeitura fica entre as Praias das Pitangueiras e Astúrias

 

Turistas e munícipes já contam com um equipamento de lazer ao ar livre. Trata-se da Academia da Cidade, localizada no caminho do Edifício Sobre as Ondas, entre as Praias das Pitangueiras e Astúrias. O espaço além de academia, serve como mirante para contemplação da vista privilegiada da praia.

 

Na oportunidade, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, ressaltou que será um espaço para encontros de amizade e contemplação às belezas naturais da praia das Astúrias. “Em breve, inauguraremos outra nova praça no calçadão das Pitangueiras (próximo a Rua Quintino Bocaiúva), onde há muito tempo existia um playground.”

 

O projeto da Academia da Cidade é do arquiteto Benedito Abbud, cujo maior desafio foi  não conflitar com o edifício Sobre as Ondas, que é patrimônio histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). “O espaço recebeu lâmpadas verdes para ressaltar a vegetação, a calçada foi ampliada para os pedestres e também recebeu acessibilidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Duíno Verri Fernandes.

 

“Um dos pontos que não podemos deixar de ressaltar, além da prática esportiva, é a volta do mirante, que a Cidade ganha como um novo atrativo turístico, que foi restabelecido por determinação da prefeita”, afirmou o secretário da Cultura, Élson Maceió.

 

Neste primeiro momento, quatro espaços são transformados. Além das duas praças na orla da praia, a Prefeitura também está levando intervenções de lazer para a comunidade. As obras acontecem na Rua Padre Vivine e Rua Míriam da Silva (ambas no Pae Cará).

 

As pessoas que participaram da inauguração aprovaram a Academia da Cidade. É o caso do morador das Astúrias, Armando França. “A população agora precisa preservar os equipamentos”, frisou o munícipe.

 

A freqüentadora do Centro de Atividades da Terceira Idade (CATI) Adélia Miguel Silva, aproveitou para exercitar o corpo. “Aprovado”, disse Adélia. Moradora de Higienópolis, bairro da Capital Paulsita, Ana Maria Xavier dos Santos, também aprovou o novo espaço.

 

 

Sol atrai público – A segunda-feira de sol em Guarujá foi uma aliada para as pessoas que passavam em frente à Academia da Cidade, na praia das Astúrias. A aposentada Conceição da Silva, que possui apartamento e frequenta Guarujá há mais de 50 anos, comemorou a iniciativa.

 

“Durante este tempo todo que venho à Cidade, percebia que todos nós precisávamos disso. É um incentivo a mais para eu praticar esportes na minha idade”, relatou.

 

Opinião compartilhada pelo morador da Santa Rosa, o militar reformado Renato Miguel, que passou por uma cirurgia no braço há três meses. “É uma oportunidade para eu fortalecer meus braços. Eu pratico corrida, e com a lesão no braço, me impossibilitou de correr longas distâncias. Agora, estou mais estimulado para voltar logo aos meus treinos”, contou.