Atenção aventureiros, a Adventure Sports Fair 2009 vem aí. A maior feira de esportes e turismo de aventura do hemisfério Sul, chega à 11ª edição repleta de novidades e atrações. Quem gosta de roteiros pouco convencionais terá uma ótima oportunidade para conhecer diversos destinos e produtos turísticos do Brasil e demais localidades da América do Sul.

O turismo de aventura é um dos segmentos que atualmente mais cresce em todo o mundo, e particularmente no Brasil, onde as belezas naturais e a grandiosidade do país permitem a realização de uma infinidade de atividades em diversos destinos turísticos. Recentemente, o país foi eleito o Melhor Destino de Aventura do Mundo pela conceituada revista National Geographic. Sérgio Franco, diretor do evento é testemunha desse boom aventureiro. “A crise financeira mundial, de certa forma, beneficiou o mercado interno de turismo, que cresceu 20% nesse período. Sem dinheiro para viagens internacionais, as pessoas se concentraram nos roteiros domésticos. E, dentro desse universo o turismo de aventura foi o que mais cresceu, em torno de 20%. “A explicação para esse aumento na procura por esse tipo de destino, segundo Franco, é o de que o turismo de aventura é uma oportunidade de contato com a natureza acessível a todos. “Não há limitações para esse tipo de diversão”, afirma.

Esse pensamento se reflete diretamente na organização da feira. A edição de 2009 dá os primeiros passos para se tornar integralmente acessível aos deficientes físicos. Medidas simples como banheiros adaptados, telefones acessíveis e TPS, rampas de acesso, orientações em braile e intérprete de libras, identificação com símbolo SIA, atendimento e cadastramento preferencial, serviço de taxi adaptado, mapa tátil na entrada e piso tátil alerta/direcional já seriam atraentes para os deficientes, mas tem muito mais. Algumas atividades de aventura estão programadas e adaptadas. “Vamos ter tirolesa adaptada, carrinho acessível para trilhas, bicicletas adaptadas, passeio de charrete e uma sela para cavalos adaptada em desenvolvimento estará em demonstração, além de sorteio de cursos gratuitos de navegação e trekking e bate-papo e palestras com aventureiros especiais”, explica Sergio Franco.  “Se pensarmos que um a cada 10 brasileiros possui algum tipo de deficiência de mobilidade, e hoje o Brasil tem 190 milhões de habitantes, é possível imaginar o mercado potencial que se descortina. A inclusão social é também uma decisão de negócios”, admite.

A organização preparou ainda um Seminário de Turismo Adaptado, que acontecerá no auditório da feira, no dia 13 de setembro. Todos os esforços para garantir a acessibilidade aos portadores de deficiência foram possíveis graças às parcerias com AVAPE, Casa do Braille, Koller, Alô Taxi, IAPE, Instituto Via Viva, Parque dos Sonhos, Hotel Campo dos Sonhos e Iron Adventure.

Outro público tratado com atenção especial é o infantil. A feira conta com o espaço Adventure Kids, uma área de 200 m² onde, além de brincadeiras, as crianças ainda aprendem conceitos de sustentabilidade, reciclagem de lixo e preservação ambiental sob a supervisão de monitores treinados. “Nasci no interior e minhas brincadeiras de infância eram descer o rio na bóia de caminhão, subir em árvore, andar no mato, todos os princípios do esporte de aventura. As crianças da cidade têm poucas oportunidades de fazer esse tipo de atividade, então, de certa forma, a feira resgata o aspecto lúdico desses esportes, por isso a garotada adora”, afirma.

Em paralelo à Adventure Sports Fair 2009, acontecerá ainda o ABETA Summit 2009 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O encontro trará lideranças mundiais do mercado de turismo de aventura e se apresentará com o tema Aprenda-Inove-Venda. A proposta do encontro é disseminar conhecimentos por meio do Congresso Técnico e, dessa forma, sustentar a comercialização de produtos e destinos.

Serviço:
Adventure Sports Fair 2009
De 10 a 13 de setembro de 2009.

Horário
Quinta e sexta-feira: das 14 às 22 horas.
Sábado: das 12 às 22 horas.
Domingo: das 12 às 20 horas.

Onde
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo (SP).

Ingresso
R$ 20 (individual e para um dia de evento).

Grátis para crianças de até 9 anos e adultos com mais de 65 anos.
Associados BAS (www.bas.org.br) têm 50% de desconto (no valor de 1 ingresso mais de 1 acompanhante).
Caravanas vindas de fora da Grande São Paulo têm 50% de desconto no valor dos ingressos, desde que compostas, no mínimo, por 15 pessoas. Caravanas vindas da Grande São Paulo tem 50% de desconto no valor dos ingressos, desde que compostas, no mínimo, por 30 pessoas. Entre no site e cadastre seu grupo. www.adventurefair.com.br