Publicação será lançada oficialmente dia 19, na Rio+20

“Agenda 21 de Cubatão – uma história feita por muitas mãos” é o título do segundo livro da Agenda 21, projeto surgido há seis anos visando ao planejameno de Cubatão até o ano 2020. A publicação, com dados atualizados das condições ambientais, sociais, econômicas e urbanísticas do Município, além dos avanços da Agenda 21 desde sua instalação, será lançada oficialmente no próximo dia 19, durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que está ocorrendo no Rio de Janeiro.

A partir daquela data, o livro estará disponível nos sites www.ciesp.org/cubatao e www.agenda21cubatao.com.br. Neste último, o internauta poderá, também, assistir a vídeos com todas as entrevistas feitas para a elaboração da obra.

Na manhã desta quinta-feira, o primeiro exemplar foi entregue à prefeita Marcia Rosa por Valdir José Caobianco, Raul Elias Pinto e Valdomiro Roman da Silva, respectivamente diretor titular e vice-diretores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-Ciesp, em Cubatão. A entidade, integrante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-Fiesp, patrocinou a publicação, que contou também com recursos da Lei Rouanet para ser editada.

A entrega do livro foi feita em solenidade no gabinete da prefeita, a que compareceram membros do secretariado municipal. Ao agradecer, a prefeita Marcia Rosa disse que se trata de uma obra de referência: “Ela reapresenta Cubatão ao século 21 como uma nova cidade”. Conforme Marcia, seu lançamento na Rio+20 será o momento em que esta reapresentação se fará para o Brasil e para o mundo (200 países estão representados na conferência da ONU).

A nova realidade de Cubatão, seis anos após a instalação da Agenda 21, é expressa pela prefeita em um dos prefácios do livro. Ela escreve que cerca de 70% dos 300 projetos que compõem a agenda já foram concluídos, a partir do momento em que a atual Administração a encampou como instrumento de gestão. E isso refletiu-se no avanço expressivo de três indicadores: empregabilidade, educação e saúde.

No que se refere à empregabilidade, conforme a prefeita, projetos como o Cartão Sevidor Cidadão, Pacto Pelo Emprego, IPTU do Bom Empreendedor e Pró-Comércio beneficiaram 10 mil trabalhadores. “Boa parte dessa mão de obra é formada por mulheres”, lembra.

Na Educação, a prefeita cita o PAE-Plano de Atenção à Educação, que, segundo ela, garantiu o maior volume de investimentos no setor em toda a história da Cidade. “No setor de Saúde, a cidade também vem gozando de indicadores positivos, tanto assim que hoje Cubatão é considerada referência neste quesito na região. O índice de mortalidade materno-infantil caiu de 24,3% para 9% e temos um dos melhores hospitais públicos do País, como atestam dezenas de premiações”, escreveu.

Autores – Com 198 páginas, capa grossa, muitas ilustrações, fotos e gráficos coloridos, o livro “Agenda 21 – uma história feita por muitas mãos” tem como autores Américo Barbosa e Dirce Alves. A produção editorial e o projeto gráfico são da Ego Comunicação Estratégica.

 

Texto: Paulo Mota   MTB: 12.814

Foto:Rick Ramos

Link para fotos:

20120614-semed-livro da agenda 21