Por meio de uma animação em vídeo, o Programa explica o ciclo de vida dos produtos que consumimos e descartamos 

Em tempos de discussão e definições sobre a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos, o Programa Água Brasil encontrou uma nova forma de abordar o tema: envolvendo a sociedade para gerar conscientização sobre a destinação do lixo produzido por cada pessoa.

Por meio de uma animação em vídeo, o Programa explica o ciclo de vida dos produtos que consumimos e descartamos, os chamados resíduos sólidos, e ensina como cada pessoa pode reduzir seu impacto ambiental por meio de ações como a coleta seletiva. Outro objetivo do vídeo é ressaltar e valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, que ainda é pouco reconhecido, e abordar a questão da gestão de resíduos sólidos no meio urbano.

O Água Brasil trabalha em quatro cidades com ações de educação ambiental, estruturação da cadeia de reciclagem, planos de gestão de resíduos sólidos e, principalmente, apoiando cooperativas de catadores de materiais recicláveis. “Acreditamos que o personagem principal dessa história é o catador, mas também queremos munir a sociedade de conhecimento sobre todo o processo do lixo para que cada um possa fazer sua parte e colaborar para que a reciclagem no Brasil seja cada vez mais eficiente”, diz Mariana Valente, Coordenadora do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis.

O vídeo está disponível no canal do Programa Água Brasil no Youtube. Clique e assista: http://goo.gl/PwvMPR

Água Brasil no meio urbano

A atuação do Programa no meio urbano tem o objetivo de estimular a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos para diminuir a pressão sobre os recursos hídricos e incentivar a estruturação da cadeia da reciclagem, com a inclusão de catadores.

Para a implementação dessa estratégia, foram selecionadas cinco cidades piloto, de forma a contemplar as cinco regiões geográficas do país e de diferentes portes para que as ações sejam replicadas em outros municípios brasileiros no futuro. Como critérios para seleção das cidades, além dos expostos acima, foram considerados: existência de trabalho ou de ações das parcerias relacionadas à gestão de resíduos sólidos (cooperativas, centros de reciclagem, etc); sinergia com investimentos das instituições parceiras; diferentes escalas de produção de lixo e compromisso do poder municipal com a questão de resíduos sólidos.

Alinhado a esse objetivo, o Água Brasil atua diretamente na implementação da agenda da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nas cidades selecionadas, que são:  Pirenópolis (Região Centro-Oeste), com 23 mil habitantes; Caxias do Sul (Região Sul), com 435 mil habitantes; Rio Branco (Região Norte), com 320 mil habitantes e Natal (Região Nordeste), onde vivem 785 mil pessoas.