Navio no Porto de SantosBoas notícias para o setor. O alcoolduto, ligando a cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo até o Porto de Santos, começará a ser construído em abril do próximo ano, de acordo com informação do presidente da Uniduto, Sérgio Van Klaveren. O projeto, orçado em R$ 1,8 bilhão, terá em sua primeira fase, a construção de 600 quilômetros de dutos, que ligarão as regiões produtoras do oeste paulista até os principais centros consumidores, como Campinas e São Paulo, e chegarão até Guarujá (margem esquerda do porto), onde ficará o terminal offshore da empresa, com capacidade de embarque de navios de grande calado.


A Uniduto é um conglomerado formado por 12 grandes grupos do setor sucroalcooleiro do Brasil que operam 81 usinas, entre eles Copersucar, Cosan e São Martinho.  De acordo com Klaveren, cerca de 60% da capacidade do duto será utilizada pelos sócios e os outros 40% serão vendidos para terceiros. “O objetivo é de que o duto já esteja em funcionamento na safra 2011/12”.

Ainda, o presidente da Uniduto deixa claro que a crise internacional e a conseqüente queda do petróleo não vão atrasar o cronograma de implantação do duto, lembrando ainda que, além da exportação, o objetivo é utilizar o Porto de Santos como ponto de embarque para levar, por cabotagem, etanol produzido no Centro-Sul até o Norte/Nordeste, reduzindo de forma considerável o uso de transporte rodoviário.

Fonte: Revista Ecoturismo

Foto: Revista Ecoturismo