Lugares paradisíacos, cultura e culinária com raízes indígenas, africanas e européias. O Estado do Amapá, onde mora o povo do meio do mundo é um dos recantos do planeta mais preservados em se tratando de paisagens naturais, condição que o coloca num dos roteiros mais promissores quando se trata de eco turismo no Brasil.

Por sua localização privilegiada, o Amapá, é a porta de entrada do país mais próxima da Europa pelo município de Oiapoque que faz fronteira com Suriname e Guiana Francesa onde, ainda este ano, terá inicio a construção da ponte binacional – transfronteiriça. O Estado é margeado pelo imponente rio Amazonas, um dos mais cobiçados do mundo por seu recurso hídrico potável e contemplado de perto pela imensidão do oceano Atlântico que o separa de outros continentes.

Com uma área de 143.453,7km², o Amapá vem surpreendendo por sua potencialidade para o turismo ecológico. São cachoeiras, corredeiras, imensas pedras de granito caprichosamente esculpidas pela ação do tempo, florestas densas nas quais se pode observar espécies raras tanto da flora como amapazeiros, samaumeiras, angelins, cedros, itaubas, piquiás, macacaubas, jatobás entre outros, são árvores centenárias que chegam a atingir 60 metros de altura entre as quais é possível se observar antas, sussuaranas, macacos, tamanduás, cutias, queixadas, quatis, jacarés, caititus, sapos, morcegos brancos, garças, maguaris dentre outros tantos animais raros no Brasil e no planeta.

O Amapá possui sítios arqueológicos ainda intocáveis. É cortado por rios e igarapés e lagoas exóticas. O Estado inteiro é toda natureza cuidado de perto por índios, caboclos mestiços e negros que defendem seu habitat da ganância do próprio homem. Contudo trata-se de um povo hospitaleiro e alegre que conhece bem seu pedaço de chão.

Diversidade, com esta palavra é possível definir o Amapá para quem não conhece, com jeitos, sabores, recantos paradisíacos, belezas intocáveis, histórias inimagináveis…

A hospitalidade do povo tucuju, como é conhecido o povo que vive no meio do mundo é seu maior atrativo. Hotéis de selva, pousadas luxuosas às margens de rios, pesca esportiva, rapel, trilhas river tour, city tour entre muitas outras opções de entretenimento como passeios pelo Parque do Forte as margens do rio amazonas, visitas ao complexo do quilombo do Curiaú, ao monumento do Marco Zero do Equador onde se observa o equinócio e muitos outros atrativos.

Marly Nascimento