LEGENDA: PRESIDENTE DA EMAP, LUIZ CARLOS FOSSATI

O projeto segue para apreciação do TCU e a expectativa da EMAP é que o TEGRAM comece a mudar a logística de escoamento da produção de grãos no país a partir da safra de 2013.

O Maranhão acaba de dar mais um passo importante na concretização do Projeto do Terminal de Grãos (TEGRAM), que no último dia 28 teve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicada no Diário Oficial da União. O projeto segue para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) e a expectativa da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que gerencia o Porto do Itaqui, é que o TEGRAM comece a mudar a logística de escoamento da produção de grãos no país a partir da safra de 2013.

O anúncio foi feito pelo diretor da Antaq, Fernando Fialho, durante o I Seminário Portos do Brasil e do Maranhão, realizado pela Assembléia Legislativa do Maranhão. Fialho lembrou à platéia de mais de 300 pessoas que os projetos de infraestrutura são demorados e que por isso mesmo é preciso planejar as ações com antecedência para que não haja empecilhos ao crescimento da economia.

“O Complexo Portuário de São Luís, formado pelos Portos do Itaqui, da Vale e da Alumar, deverá se tornar nos próximos anos o segundo maior complexo do mundo, só perdendo para Roterdã, na Holanda, com previsão de movimentação de até 300 milhões de toneladas por ano”, ressaltou.

Novas demandas na área portuária, como a construção de mais de 350 embarcações para a Petrobras nos próximos 10 anos visando à exploração do pré-sal, o potencial do estado para o turismo náutico, a navegação hidroviária interligando as cidades do interior ao Itaqui e ao mercado mundial e, também, a formação de oficiais da Marinha Mercante foram algumas das possibilidades de empreendimentos listadas pela ANTAQ.

No início do segundo semestre, informou o presidente da EMAP, Luiz Carlos Fossati, deve ser realizado o processo licitatório para a construção do Terminal de Grãos do Maranhão. “O TEGRAM vai mudar completamente o escoamento de grãos produzidos no Sul do estado e no Centro-Oeste do país.

No ano passado, o Complexo Portuário de São Luís movimentou mais de 117 milhões de toneladas, sendo 12,6 no porto público do Itaqui. A expectativa é que com o TEGRAM em pleno funcionamento e a construção de um novo berço, de número 108, em 10 anos esse número atinja a cifra de 30 milhões de toneladas. “A construção do berço 108, que irá ampliar ainda mais a movimentação de granéis líquidos no Porto do Itaqui, acaba de ser confirmado pelo Governo Federal como uma das prioridades de investimento”, anunciou Fossati.

A informação foi confirmada pessoalmente pelo Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, durante o evento. De R$ 1,9 bilhão destinado para o Nordeste, R$ 279,4 milhões terão como destino o Porto do Itaqui para construção e recuperação de berços e dragagem. “O governo federal tem que estar mais próximo dos portos. Estamos preparando planos consistentes para melhorar e modernizar os portos brasileiros. O Itaqui é importantíssimo para o país e por isso devemos trabalhar em conjunto para fazer novos investimentos”, destacou o ministro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação EMAP
Texto: Cíntia Machado
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