aplicativosConsumir de forma consciente tem sido um desafio de um número cada vez maior de compradores. É muito difícil saber exatamente o histórico de cada produto e marca, logo, é necessário pesquisar para conhecer aqueles que sejam ecológica, econômica e socialmente sustentáveis. Preservar a natureza e a vida é papel de todos para manter um planeta melhor.

 

Para ajudar na tarefa do consumo sustentável, as empresas GoodGuide e Apple criaram um novo aplicativo para iPhone e iPod que informa, através da leitura do código de barras, qual o nível de sustentabilidade e responsabilidade da empresa.

 

O app funciona identificando o produto e classificando-o segundo alguns critérios envolvidos na cadeia produtiva, como respeito ao meio ambiente, impactos na saúde dos consumidores e responsabilidade social envolvidos.

 

Os iPhones e iPods possuem em suas câmeras potentes um leitor de código de barras, que funciona como aqueles disponíveis no supermercado. A pesquisa é feita de forma simples, e os produtos vão de brinquedos e alimentos à higiene pessoal e limpeza, desde que neles contenham o código de barras para que seja feita a leitura. Ao escolher a mercadoria, entre no aplicativo e acione a leitura do código de barras, após alguns segundos você terá uma nota relativa ao item, além de informações como se sua produção gera algum tipo de lixo tóxico, se a empresa possui políticas de inclusão social, problemas trabalhistas ou se causa algum problema de saúde.

 

Segundo a GoodGuide, o objetivo principal é ajudar os consumidores a serem mais conscientes e as empresas a oferecerem produtos e políticas cada vez melhores. As informações presentes no aplicativo estão todas disponíveis no site da empresa e são fornecidas por pesquisas científicas independentes. Mais de 65 mil itens já foram registrados no sistema.

 

Se o produto funcionar como espera os desenvolvedores, ele pode revolucionar a indústria, o comércio e o consumo. Mas é preciso tomar bastante cuidado para que os compradores entendam bem os dados e o que eles querem dizer. O debate sobre o novo app entre empresários e formadores de opinião pôde ser visto nas páginas do principal jornal impresso de NY, o The New York Times.

 

O GoodGuide app é totalmente gratuito, podendo ser baixado desde já em iPhones e iPod do mundo inteiro. Por enquanto, a tecnologia só tem registro de produtos norte-americanos. Ainda assim, alguns deles também são comercializados em mercados brasileiros.

 

Baixe aqui e confira!