Secretario Brito, em MachadinhoA programação do Arco Verde Terra Legal teve início no último dia 02 no município de Machadinho D’Oeste. O dia institucional aconteceu no Centro Cultural com a presença de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal. Na ocasião, a prefeitura fez uma apresentação mostrando as principais dificuldades do município nas diversas áreas, principalmente educação, onde é necessário um maior investimento do governo para fortalecer o setor educacional do município.

Segundo o Secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, a reunião institucional de Machadinho foi conduzida com o verdadeiro propósito de conhecer os problemas e buscar soluções. O município tem um potencial natural muito grande, falta iniciativas como essa, de trazer os  governos  aqui e sincronizar as ações. O Que está acontecendo em Machadinho é um retrato que tem que acontecer no Brasil, sentar e conversar e apontar soluções para os problemas, diz o secretário.

A reunião de trabalho contou com uma grande representação dos órgãos que no final do encontro, decidiram firmar uma agenda de compromissos entre as instituições presentes, onde aponta alternativas para sanar as dificuldades elencadas na reunião.

Mutirão leva mais de quatro mil pessoas à Escola Joaquim Pereira
Mais de quatro mil pessoas participaram do mutirão Arco Verde Terra Legal em Machadinho D’Oeste. A ação  aconteceu nos dias 03 e 04 no Ginásio de Esportes da Escola Joaquim Pereira da Rocha. Durante todo o dia, a população rural recebeu benefícios do Estado e governo federal. Cadastro de terras e regularização fundiária é um dos serviços mais procurados no balcão de atendimento da Sedam, onde os técnicos do licenciamento ambiental atenderam centenas de pessoas que queriam tirar dúvidas e realizar o cadastro.

Na manhã de sexta-feira (3), durante o ato solene de abertura do mutirão, o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, coordenador do Arco Verde em Rondônia, disse estar muito satisfeito com Machadinho. Segundo ele, o município é participativo e facilita o entrosamento dos órgãos, com isso ganha a população com um número maior e diversificado de atendimentos.

O coordenador Geral do Arco Verde Carlos Guedes de Guedes elogiou a atuação do governo do Estado de Rondônia, pelo desempenho de fazer a parceria com o governo federal, enfatizando que o sucesso do mutirão aconteceu graças a essa união e que o município de Machadinho está de parabéns. “Participei dos mutirões realizados nos municípios dos demais  Estados, e em Rondônia no município de Machadinho percebo que está sendo o maior de todos”, diz o representante do governo federal.

A união dos órgãos fez a diferença. Sedam, Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policia Ambiental, Defesa Civil, Angevisa, Seduc, SEAS, Emater, Embrapa, Incra, dentre outros, foram fundamentais para o sucesso do programa Arco Verde Terra Legal. “Essa parceria mostra o entrosamento dos governos, onde os benefícios à população é o maior propósito”, diz o secretário da Sedam.

O mutirão levou ainda para a comunidade, a oportunidade de adquirir conhecimentos com alguns programas e projetos desenvolvidos pelo governo do Estado, como o Programa de Recuperação de Mata Ciliar. Uma mostra de sementes nativas e um viveiro, em parceria com o BPA, foram expostos nas tendas da Sedam, além do projeto tecendo com a fibra do babaçu, onde a matéria-prima do babaçu é reutilizada e transformada em utensílios domésticos.

Várias autoridades participaram do mutirão, dentre elas o Secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, o prefeito local Mário Alves, o coordenador geral do Arco Verde Carlos Guedes de Guedes e do Deputado Federal Eduardo Valderde.

Decom