O dia 1º de julho foi uma data memorável na vida do Grupo Editorial Ecoturismo. Isso porque, após muitas tratativas, foi finalmente inaugurada a mais nova integrante do grupo, a TV Ecoturismo, que pode ser assistida através do link http://tvecoturismo.com.br.

A TV Ecoturismo tem conteúdo forte de turismo, meio ambiente, educação ambiental e cultura e nasceu exatamente no primeiro dia da 4ª edição do Salão de Turismo, evento promovido pelo Ministério do Turismo, que aconteceu no Parque Anhembi em São Paulo.

Com vinheta especial, nos moldes das chamadas BBC de Londres, a TV Ecoturismo promete marcar um grande tento na área jornalística brasileira, cobrindo uma lacuna no segmento de web TV em setores que normalmente não tem explorado com toda força a potencialidade deste grande setor econômico, aliado à matriz ambiental que é um forte do Grupo Ecoturismo, que completou 18 anos no dia 15 de março deste ano.

O Portal Ecoturismo (www.revistaecoturismo.com.br) está há mais de duas semanas seguidas no Top 5 do Google, com uma audiência crescente e recebendo influência de vários países onde tem atingido, firmando-se como um referencial no segmento do turismo, meio ambiente e educação ambiental. Ainda, o portal terá uma plataforma comercial focada somente para o setor eletrônico, apartando-se da mãe, Revista Ecoturismo e do pai, Jornal Ecoturismo, o pioneiro no segmento no Brasil.

Ao lado dos eventos de sustentabilidade fortes do Grupo Ecoturismo e dos seis livros já editados em vários idiomas, e ainda, em produção dos mais novos produtos – livro e DVD “Há sustentabilidade no pré-sal na Era 21?” -, o grupo ambientalista com seus parceiros dos movimentos sociais como o Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e do Litoral Norte Paulista, Instituto Árvore da Vida, entre outros, inicia a movimentação da “Expedição Ecoturismo Copenhagen de Justiça Climática”, que deverá sair no dia 1º de novembro no Porto de Santos, de navio, levando carros da campanha ambiental até o Porto de Tanger, no Marrocos, passando por vários países do norte da África, pela Espanha, França, Inglaterra e Alemanha, até chegar à Dinamarca, na primeira semana de dezembro, coincidindo com a COP-15, marcada para o dia 7 de dezembro.

O grupo ambiental e turístico Ecoturismo está com todos os seus stakeholders  envolvidos na Campanha TCK TCK TCK de Justiça Climática da ONU, com a diretora Jacira Góes, oficialmente emprestando sua voz ao Tic da campanha, pronunciado no site oficial ao lado de Kofi Anan e do líder do IPCC e Prêmio Nobel da Paz, o que mostra a sinergia com o movimento ambiental mundial, que vida a diminuição nos efeitos climáticos dos gases de efeito estufa e CO2 na atmosfera.

A “Expedição Ecoturismo Copenhagen de Justiça Climática” deverá mobilizar parceiros de   todos os segmentos, entre eles o Itamaraty, Ministério do Meio Ambiente, empresas privadas de todos os matizes, bancos, cartões de créditos, financeiras, empresas de transporte e logística, empresas de captação eletrônica, operadoras de viagens, GPS, grandes expedicionários e aventureiros que visam a promoção do turismo e do meio ambiente como forma de alavancar a Paz no Planeta.

Hércules Góes