Mais uma vez o mundo político se vê as voltas com um jornalista de um jornal que não é de primeira linha, derrubando um político de grande expressão nacional, como é o caso do Governador detido, José Roberto de Arruda, comandante de Brasilia, ironicamente na comemoração do seu cinquentenario de fundação.
Nos idos de 70,jornalistas em Washington produziram um dos maiores furos e com denuncias, chamadas de Watergate , culminaram por derrubar um dos mais respeitados e queridos presidentes dos Eua, Richard Milhous Nixon, que acabou defenestrado pela produção jornalística e denuncia dos profissionais da imprensa americana.
Com base em tanta experiência jornalística, agora em pleno século XXI , um jornalista que não está entre os mais conhecidos do Brasil, Edmilson Edson dos Santos, “O Sombra” , com um pequeno jornal semanário encravado no coração de Brasília, armou todas as condições de denuncias jornalísticas através de uma rede de informantes e governantes e praticamente liquidou o ex Senador e Governador do DF pelo Dem, José Roberto Arruda.
Pelo andar da carruagem,pelas provas produzidas na imprensa , na policia , no Judiciario, um novo Collorgate está a caminho, sendo mínimas as chances de Arruda fazer prova em contrario de sua inocência e deve perder o governo, a liberdade, a moral e mais um grande império que rui.
Em sã consciência ninguém poderia imaginar há meses atrás que um governo forte como o de Arruda e Paulo Otavio, empresários fortíssimos e respeitados no DF e no país, poderiam cair de podres, como está acontecendo com a mídia massacrando, as instituições como OAB, MP, e o povo organizado , pedindo as cabeças dos líderes.
Mas no olho do furacao está o jornalismo segmentado de Edson Sombra que ao que parece não se curvou ao peso da grana midiática e produziu para o Brasil e o mundo neste ano eleitoral de 20l0, o mais espetacular revelar de escândalo, o Arrudagate, provando que uma imprensa atenta ,mesmo que pequena e segmentada pode derrubar impérios.
Hércules Góes, ativista ambiental, diretor presidente do Grupo editorial Ecoturismo e pré candidato ao Senado pelo PV-SP