Não faltam manifestações artísticas pelo mundo, em favor da mobilização e do engajamento contra as mudanças climáticas. Agora, é o escultor holandês Ap Verheggen que faz seu protesto, em terras geladas.


Vergheggen instalou uma escultura gigante, feita de ferro e acoplada a uma câmera, em cima de um iceberg, localizado na costa oeste da Groenlândia, que poderá ser vista pelas pessoas até o gelo derreter. Os internautas podem acompanhar, em tempo real, a “viagem” da escultura até desaparecer completamente na costa leste do continente americano.

Com essa instalação – que, para o artista é uma espécie de “contagem regressiva” – o artista quer provocar todos os habitantes da Terra,  inclusive dirigentes políticos, para que se mobilizem em relação aos  impactos do aquecimento global.


Como a escultura é de ferro, ela mergulhará nas profundezas do oceano quando o gelo derreter. Mas, antes que você pense que este é mais um lixo que lá permanecerá, Verheggen garante que o trabalho não causará mais danos ao ecossistema. O artista elaborou um plano de resgate da escultura, que será facilitado pela câmera acoplada e realizado por uma boia.

Groenlândia foi a primeira experiência, mas a arte de Vergheggen não se limitará a esse continente. Ele pretende instalar a mesma performance no Canadá e na Sibéria, sempre com o suporte da ONG WWF.

Planeta Sustentável