Assuntos sérios e até por vezes sisudos, como aquecimento global, desmatamento e preservação, podem sim ser tratados com um público que ainda nem chegou à adolescência, desde que a linguagem seja adequada, lúdica e imaginativa. Pois é dessa forma que o Viva a Natureza, projeto voltado à educação ambiental que integra a programação da Fiema Brasil 2010 – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – se desenvolve. Entre 26 de abril e 1º de maio, nos Pavilhões da Fundaparque (Bento Gonçalves-RS), ocorre a 4ª edição do trabalho, que pretende atingir aproximadamente nove mil alunos das redes pública e particular de ensino da Serra gaúcha, com idades entre três e 11 anos. As inscrições para as turmas interessadas já estão abertas e podem ser feitas no link do projeto, na área dos Eventos Simultâneos, no site www.fiema.com.br.

Depois de abordar em suas edições anteriores as questões do lixo e da reciclagem, da poluição das águas e do aquecimento global, para este ano o tema escolhido foi o desmatamento e a conservação ambiental. Os assuntos serão as linhas condutoras do espetáculo teatral que os alunos terão a oportunidade de acompanhar e no livrinho, que eles receberão na saída. O tema também será tratado, de diferentes pontos de vista, nas oficinas pedagógicas dirigidas que as turmas participarão durante a estada no Viva a Natureza.

O enredo desta 4ª edição faz uma viagem mágica junto com três crianças. Elas descobrem, com a ajuda de um ser encantado, a diversidade de árvores de cada região do país. O objetivo das personagens nessa andança é encontrar uma semente que representa a esperança e o futuro do planeta. A história é de Sandra Zeni Carli.

Além do teatro e das oficinas, o público do Viva a Natureza terá a oportunidade de participar de uma vivência, composta por uma série de vídeos interativos em 3D que se encerra com o cálculo da pegada ecológica individual. Essa vivência tem como título A Cidade, a Natureza e o Cidadão: um olhar sustentável e é desenvolvido pelo Instituto Venturi, de Porto Alegre.

Em função de a Fiema ser uma feira voltada prioritariamente aos negócios (limite de idade para circular na exposição de 16 anos), os organizadores criam um ambiente exclusivo para as crianças, inclusive com entrada privativa. O Viva a Natureza é aprovado pela Lei Rouanet. O projeto tem patrocínio master de Randon. Apoio Vinícola Aurora, realização de Proamb e parceria do Colégio Marista Aparecida.

Assessoria de Imprensa