A avaliação dos quatro anos de implantação do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos da Cidade de São Paulo (I/M-SP) é positiva. Desde o início do programa, que começou em 2008, até novembro deste ano, já foram feitas 13.052.809 inspeções em 10.428.366 de veículos.

 

Em 2011, da frota alvo de 4,7 milhões de veículos, 3.120.411 foram inspecionados. Para o exercício 2012, que termina em 31 de janeiro de 2013, esperamos alcançar número semelhante.

 

Desde a implantação do Programa, que começou de maneira progressiva, não houve nenhum dia, até este ano, que os níveis de emissão de CO (monóxido de carbono) ultrapassaram os padrões do CONAMA. Os dados estão nos relatórios de qualidade do ar divulgados pela CETESB nos últimos 10 anos.

 

Isso significa uma grande melhora na qualidade do ar da cidade e algumas das possíveis causas dessa evolução podem ser atribuídas às ações da Prefeitura de São Paulo como, por exemplo, o Programa de Inspeção Ambiental Veicular, restrição de caminhões em algumas vias da cidade e diversas melhorias no tráfego promovidas pela Secretaria de Transportes.

 

Além disso, um estudo realizado pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP concluiu que, somente a inspeção dos veículos a diesel salvou 580 vidas e evitou 1500 internações hospitalares na Região Metropolitana de São Paulo, representando para a sociedade uma economia 20 vezes maior do que o custo das inspeções. Caso os demais municípios da Região Metropolitana também tivessem um Programa semelhante como determina o CONAMA, estes benefícios poderiam ser triplicados.

 

O mesmo estudo aponta que o ganho com a Inspeção Ambiental Veicular, referente ao exercício 2011 do programa, equivale a retirada dos poluentes emitidos por uma frota de  mais de 1,4 milhão de veículos, sendo 1,285 milhão automóveis, 87 mil motocicletas e 36,3 mil veículos movidos a diesel.

 

Este levantamento da USP foi subsidiado por um trabalho (realizado por pesquisadores e cientistas dedicados ao aprimoramento do Programa de Inspeção Veicular e com a colaboração da Controlar, concessionária que foi licitada para prestação dos serviços de inspeção veicular na cidade) apresentado no XX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado em setembro deste ano.

 

O estudo “Critérios de Avaliação da Eficácia do Programa de Inspeção Veicular” foi premiado como melhor trabalho do Simpósio e propõe uma nova metologia para estimar os benefícios ambientais da inspeção, mediante a comparação das médias das emissões medidas na primeira inspeção e nas médias das reduções observadas nos veículos inicialmente reprovados, reparados e reinspecionados. Os resultados apontam que as médias das emissões dos veículos reprovados são muito maiores do que dos aprovados e voltam a ser baixas após o reparo.

 

Além deste, outros dois estudos dos mesmos pesquisadores foram apresentados neste simpósio, todos com dados e experimentos sobre o programa. Eles podem ser acessados pelo link

 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/noticias/index.php?p=46402

 

Fonte: Controlar