Cultivar novas experiências, fazer uma produção sustentável e não prejudicar o meio ambiente! Estas são algumas das premissas que sustentam o conceito de Fazenda Urbana, que possui apenas oito unidades em todo o mundo. Em uma parceria inédita entre o Boulevard Shopping e a Startup BeGreen, a capital mineira receberá a primeira Fazenda Urbana da América Latina – um espaço no próprio Boulevard para a produção de hortaliças sem agrotóxicos com um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes.
O novo projeto, que tem previsão de inaugurar na segunda quinzena de março, funcionará na área externa do shopping e, além da produção livre de agrotóxicos (orgânica), trará todo um conceito alicerçado na sustentabilidade. No espaço haverá utilização de composto proveniente do lixo orgânico da Praça de Alimentação do Boulevard como substrato para o crescimento das verduras; e redução de consumo de água com captação da chuva. Além disso, não haverá emissão de CO², pois além da autossuficiência elétrica do projeto, o consumidor final irá adquirir os produtos da fazenda in loco, sem serviços de logísticas e entrega.
A Fazenda Urbana sediada no Boulevard irá ocupar uma área de 2.700 m², com uma estufa de 1.500 m² e capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces baby e ervas por mês. Além da estufa, o espaço contemplará a loja Casa Horta, para a venda dos produtos cultivados e de produtores locais; A Casa Amora, restaurante conceito ‘farm to table’ (da fazenda para a mesa) com pratos que utilizem as hortaliças e legumes orgânicos e da produção local; e um espaço de convivência com mesas, deck e palco para realizações de eventos relacionados à vida mais saudável e à conscientização da nova agricultura.
A Fazenda Urbana BeGreen Boulevar trará uma série de benefícios para os visitantes. No espaço, além de operar a primeira fazenda urbana do hemisfério sul, o projeto apoiado no conceito “farm-to-table” (da fazenda à mesa) vai produzir, mostrar, conscientizar e distribuir seus produtos diretamente ao público consumidor. “Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final. Aqui na Fazenda BeGreen Boulevard, teremos a produção e o consumo num mesmo local e o consumidor saberá a procedência de tudo que está consumindo”, explica um dos idealizadores do projeto, Giuliano Bitencourt.
Na Fazenda, além do cultivo de hortaliças e legumes, outros produtores locais poderão vender seus produtos agroecológicos na loja Casa Horta. “A intenção é que aconteça um comércio justo para os produtores e clientes que procuram por alimentos saudáveis, frescos e locais. O frequentador do shopping terá a oportunidade de ter uma alimentação mais saudável, com garantia de procedência, ao alcance das mãos sem precisar sair do shopping”, conta Paulo Ceratti, gerente de marketing do Boulevard.
E o projeto contempla várias ações integradas, como a realização de ações de conscientização de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, e eventos e treinamentos de produção sustentável que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano. “Os visitantes terão a oportunidade de fazer visitas guiadas, comprar os produtos cultivados na fazenda e até consumi-los na hora”, acrescenta Paulo.
A sustentabilidade também fez parte da construção do espaço. O projeto primou por utilizar o mínimo de novos produtos, tendo como norte a reutilização de materiais. Para isso, toda a obra será feita de containers que virariam sucata; as mesas e cadeiras do espaço terão como matéria prima a madeira plástica, que sofre um processo de transformação do plástico jogado fora; e todo o piso será feito com material de rejeito de mineração.