bogota02Pela primeira vez, evento, que acontecerá de 2 a 4 de junho na capital colombiana, discutirá o turismo sustentável

A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, destaca Bogotá, cidade escolhida pelas Nações Unidas como a sede dos Diálogos de Alto Nível sobre Cidades sustentáveis, Transporte e Turismo e o Fórum Mundial sobre Assentamentos Humanos 2014. A reunião é realizada cada ano num país diferente para comemorar o aniversário da Primeira Río+20 (a conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável). No ano 2013, foi feita com sucesso total em Berlim (Alemanha) e se concentrou na implementação das metas estabelecidas no Rio no documento de 53 páginas chamado “O futuro que queremos”. O evento acontecerá de 2 a 4 de junho na capital colombiana.

O objetivo dos diálogos é reforçar os compromissos dos Estados e das cidades para combater os efeitos da mudança climática, resolver os temas de mobilidade, reduzir a pobreza, promover a equidade social e assegurar a proteção ambiental num planeta cada vez mais povoado.

A agenda académica terá a participação de reconhecidos líderes em práticas para o desenvolvimento urbano e o transporte sustentável como Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York (Estados Unidos); Kadir Topbas, prefeito de Istambul (Turquia) e do Presidente da Rede Mundial de Cidades, Governos Locais e Regionais (CGLU), Nikhil Seth, diretor da Divisão de Desenvolvimento sustentável (UNDESA), entre outros participantes.

O evento contará com a participação de países como Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Quênia e Peru. Durante a reunião, os participantes poderão conhecer as distintas experiências sustentáveis que tem sido exitosas em Bogotá como a Ciclovia – que tem 40 anos de ser criada –, os ônibus híbridos, os taxis elétricos e as bicicletas públicas.

De acordo com Alexandra Torres, diretora executiva do Bogotá Convention Bureau, “este evento, se apresenta como uma oportunidade dentro de todos os processos de internacionalização que vem ganhando a cidade. Bogotá está sendo posicionada cada vez mais num nível de discussão de países desenvolvidos e se torna o cenário ideal para compartilhar e promover as práticas de sustentabilidade que têm sido acolhidas pelo público, como o Dia sem carro ou a Ciclovia”.

O processo de nomeação, eleição e preparação de Bogotá como sede dos diálogos preparatórios de Rio + 20, que reunirá os mais destacados líderes mundiais dos setores públicos e privados, é apoiado pela Proexport Colômbia. “O número de congressos e convenções que vão acontecer na Colômbia, assim como o fluxo de viajantes internacionais que participam neles, cresce faz já alguns anos. Segundo o informe da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), em 2012, o país sediou 138 eventos, 25 a mais que em 2011 e 33 acima de 2010. Por outra parte e de acordo com dados do Ministério de Comercio, Indústria e Turismo; baseado em registros de Migração Colômbia, o segundo motivo de viagens à Colômbia em 2013 foi pela assistência a eventos, com 165.122 visitantes estrangeiros e um crescimento de 30% em comparação com 2012”, assegurou a presidente da Proexport Colômbia, María Claudia Lacouture.

A Cumbre das Américas, a Cumbre da Aliança do Pacífico, a reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, lembrou Lacouture, são alguns dos eventos dos quais a Colômbia foi sede em anos anteriores. Recentemente, o país logrou a designação como o epicentro da Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT) na sua versão 21, que vai acontecer no próximo ano.

Para a ICCA, a Colômbia ocupa o lugar 29 entre 109 países. Bogotá, por outra parte, é a sexta cidade latino-americana do escalão e a número 42 entre 300 cidades analisadas.

Os Diálogos de Alto Nível sobre Cidades Sustentáveis, Transporte e Turismo, além do Fórum Mundial sobre os Assentamentos Humanos 2014, é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU), o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais de Nações Unidas (UNDESA), o Fórum Global sobre Assentamentos Humanos (GFHS) e a Diretória Distrital de Relações Internacionais (DDRI) da Prefeitura Maior de Bogotá, com apoio da Câmara de Comércio de Bogotá (CCB), Invest in Bogotá (IIB) e o Bogotá Convention Bureau (BCB). FIN (INS/LFC)

 

Fonte: www.proexport.com.co

 

Sobre a Proexport Colômbia

 

A Proexport Colômbia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.