st1Na última terça-feira, dia 18, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande em parceria com o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) abordou temas relacionados ao plano de Saneamento Ambiental de municípios e do País. Alusivo ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o evento destacou, também, a atuação dos engenheiros ambientais neste contexto. Representantes da CETESB e SABESP, professores do Unifeb e outros profissionais da área ministraram palestra durante o evento.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do Unifeb – Jaqueline Bória, o país está ocupando uma posição muito ruim no Ranking Mundial de Saneamento. O país precisa melhorar muito, principalmente no que se refere ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, gerenciamento de resíduos e drenagem urbana. “ Enquanto o Brasil não resolver estas questões o país não será visto como desenvolvido”, disse.  Ainda segundo a Professora Jaqueline, o brasileiro não está consciente da importância do consumo da água, “Melhoramos em relação aos últimos 10 anos, porém ignoramos os pequenos problemas do cotidiano, do uso diário da água”, afirmou.

Atuante nesta área, Jaqueline Bória participou da elaboração do Plano Nacional de Resíduos do Brasil, tendo escrito projeto sobre resíduos sólidos que contempla um diagnóstico nacional dos resíduos de Logística reversa e resíduos de construção e demolição.

O evento ainda destacou a atuação de engenheiros ambientais para a evolução do saneamento no país, os elencando como responsáveis pela parte técnica, elaboração de projetos, propostas de tratamento e gestão de recursos hídricos.