indexO que empresa faz é reduzir custos e agregar serviços, levando mercadorias do Porto de Santos para a capital e o interior de São Paulo

A Presidente anunciou: a safra neste ano deve alcançar 193 milhões de toneladas de grãos e colocar o País como o maior produtor de soja do mundo. Mas os 45 mil caminhões que chegam diariamente ao complexo marítimo de Santos mal começaram a aparecer e os problemas já foram registrados. No ano passado foram 50 km de congestionamento nas estradas que dão acesso ao litoral paulista. Em 2014, problemas semelhantes já foram comprovados.

Em uma semana, 7,3 mil caminhões descumpriram as regras impostas pelas autoridades e chegaram ao porto de Santos sem agendamento prévio para o acesso aos terminais. O que significa que um em cada seis veículos descumpriu as normas estabelecidas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, que administra a área portuária. O resultado de tudo isso são gastos astronômicos que refletem no valor da mercadoria.

O que a Bandeirantes Logística Integrada quer é fazer é desburocratizar esses serviços. A promessa é que o cliente não vai ter qualquer preocupação. Em vez de aborrecimentos, vai ter a certeza de que a mercadoria vai estar no lugar onde precisa e na hora exata acordada, praticamente sem custos adicionais. Para isso, a companhia que tem quase oito décadas de comprometimento quer facilitar o trabalho dos clientes de importação e exportação, levando os produtos para fora da Baixada Santista. Desde o ano passado já transporta as cargas do porto para a capital e Grande ABC. Esse ano já ampliou para toda a Região Metropolitana de Campinas.

Menos custos

Os trabalhos se concentraram bem longe dos problemas de escoamento da safra agrícola. A Bandeirantes projetou um sistema para realizar o serviço em horários de pouca movimentação, com veículos adequados para aproveitar completamente os espaços para transportar as cargas. Isso significa que a empresa vai além da preocupação em redução de custos. Também faz sua parte para reduzir a poluição do meio ambiente, diminuindo o número de veículos nas estradas.

A Bandeirantes oferece o transporte de cargas até o interior do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de Campinas, onde ficam alguns dos maiores produtores do País.

Com o uso desse serviço diferenciado, “o cliente da Bandeirante vai sentir a desburocratização de todas as etapas do processo e também vai ter menos gente contratada para realizar os serviços, o que lhe proporcionará menos custos”, garante o diretor comercial Marcel Vilchez. “Em comparação aos atuais valores praticados, o cliente poderá sentir no bolso uma economia de até 90% no valor do frete. Além de mais agilidade e excelência nos serviços, o investimento para obter o mesmo produto final é muito menor. Bom para o cliente final, para o intermediário e principalmente para a Bandeirantes, que além de oferecer esse diferencial, ganha a oportunidade de proporcionar a satisfação e a confiança de seus parceiros.”

O trabalho pioneiro no país tem dado resultados positivos. O transporte das cargas fracionadas para a capital paulista já pode ser comparado a um clássico futebolístico. Como lembrou um jornalista na década de 50, um verdadeiro “Sansão”, ou seja, um duelo de gigantes, mas agora não entre times, e sim entre cidades. O maior porto da América Latina e a capital mais importante do Brasil. Quem ganha nesse duelo? O cliente, que pode pagar menos por um serviço com muito mais qualidade; que tem a oportunidade de saber que recebeu seu produto no porto de Santos, mas vai recebê-lo na porta de sua empresa, onde estiver. O inverso também acontece: o transporte de cargas também é feito para quem quer exportar mercadorias.