A companhia British Petroleum (BP) retirou neste sábado uma capa de contenção que captura parte do petróleo que vaza no golfo do México para trocá-la por outra maior e, assim, conter totalmente o vazamento.

A BP disse em comunicado que o processo poderia levar entre quatro e sete dias. Entre a remoção da camada atual para a nova, o petróleo vazaria novamente sem controle, afirmou a empresa.

A BP recebeu na sexta-feira sinal verde do governo dos Estados Unidos para a operação, iniciada hoje para aproveitar o bom tempo.

Apesar disso, com a nova capa, a empresa deu garantias de que não haverá novo derramamento de petróleo no leito marinho. Se tudo der errado, uma outra capa estará à disposição para ser usada. A empresa alertou que a operação é delicada, uma vez que a capa de proteção jamais foi instalada em tal profundidade.

O petróleo capturado seria escoado para embarcações na superfície.

Ao mesmo tempo, a empresa estava conectando e testando um terceiro petroleiro que, espera, possa começar a absorver petróleo durante as últimas horas de domingo.

O óleo coletado é processado e enviado à costa por um petroleiro cisterna. Na sexta-feira, 24.790 barris foram recuperados ou queimados pelo sistema.

Cientistas estimam que o vazamento esteja despejando 60 mil barris de petróleo por dia ao mar. Com um sistema de quatro embarcações, a empresa poderia capturar 80 mil barris de petróleo por dia e desconectar o sistema rapidamente se um furacão se aproximar, disse a BP.

FSP