São Paulo, fevereiro de 2010 – O mercado de orgânicos está, cada vez mais, consolidando-se como um importante ramo da economia mundial. Uma projeção da Organic Monitor (Organic Consumers Association/UK) aponta para o fato de que atualmente o consumo de cosméticos sem ingredientes sintéticos, por exemplo, é de 4%, mas que em 2012 este número poderá chegar aos 10%. No Brasil, a criação do Projeto Organics Brasil, fruto de uma ação entre o poder público e o privado foi prova de que esta tendência também se confirma. O objetivo da iniciativa é o de promover os produtos orgânicos nacionais no mercado internacional.

E uma das melhores maneiras de se fazer comércio internacional com os orgânicos é participando de feiras especializadas. Nesse sentido, é importante ressaltar que a maior e mais importante delas, a BioFach, acontecerá em fevereiro na Alemanha e contará com a participação das empresas associadas ao Organics Brasil.

Para Claus Rätting, Membro do Conselho de Administração da NürnbergMesse, uma das maiores organizadoras de eventos de negócios no mundo, “a grande tendência dos últimos anos é, certamente, a importância crescente do valor ecológico, social e econômico acrescentado aos produtos. Com relação as novidades, as maiores tendências são os vinhos e cosméticos naturais que já na edição de 2009 da BioFach foram recebidos com entusiasmo pelos visitantes”.

A Beraca, empresa nacional que fornece, por meio de sua divisão Health & Personal Care, matérias primas como o buriti, a copaíba, a andiroba e o açaí para quase 40 países, sabe bem o poder dos cosméticos orgânicos. Segundo Felipe Sabará, diretor de Negócios da organização, em 2010 a divisão HPC deverá ser a responsável por metade do faturamento da empresa. Mas nem só de negócios é feita a BioFach. “A exposição tem uma importância política e social para o desenvolvimento do setor orgânico, questões que ultrapassam em muito a importância dos negócios concretizados imediatamente”, afirma Rätting. Por isso, os expositores trabalham de maneira que os produtos orgânicos atendam ao conceito de sustentabilidade, ou seja, sejam viáveis tanto economicamente como ambiental e socialmente.

Por conta disso, a Beraca capacitou cooperativas e associações na Amazônia, com o ideal de atender não somente à demanda crescente de produtos naturais, mas também aos mais exigentes padrões internacionais de adequação sócio-ambiental. Para Cassiano Braccialli, responsável pelo Marketing e Vendas da empresa, a participação da organização na BioFach 2010 demonstra a importância que eles dão aos produtos naturais. “Mais do que uma oportunidade de negócios, os orgânicos representam uma opção de fato sustentável dentro do mercado de cosméticos”.

Sobre a BERACA
A BERACA é uma empresa genuinamente brasileira e com mais de 50 anos de atuação em diferentes segmentos. Oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies.

É considerada hoje uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país. Em 2009, venceu o SEED Awards, prêmio de Empreendedorismo em Desenvolvimento Sustentável conferido pela ONU.

Por meio de sua divisão Water Technologies disponibiliza ao mercado soluções integradas para o tratamento de águas industriais e saneamento básico. Presente em vários países e em todos os estados brasileiros, a divisão garante o fornecimento de produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços para a desinfecção de águas em diversos processos industriais. A BERACA é atualmente uma das maiores distribuidoras de cloro da América Latina.

Assessoria de Imprensa