Grã-Bretanha e Brasil vão trocar experiências sobre promoção turística internacional no contexto de grandes eventos esportivos mundiais. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o VisitBritain – órgão britânico responsável pelo turismo – firmaram acordo de cooperação técnica para realizar ações conjuntas com o objetivo de potencializar o ingresso de visitantes estrangeiros e de divisas nos respectivos países antes, durante e após a realização das Olimpíadas de Londres, em 2012, do Rio de Janeiro, em 2016, e da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O acordo foi assinado nesta quinta-feira (6), no Rio de Janeiro, pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, e pela CEO do VisitBritain, Sandie Dawe. O termo foi firmado durante o Seminário “Jogos Olímpicos e Turismo – A Experiência da Austrália e os Preparativos da Grã-Bretanha”, que teve a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do o embaixador da Grã-Bretanha, Alan Charlton.
“Para o Brasil é muito importante conhecer as experiências de promoção turística de países que já realizaram ou irão realizar grandes eventos, como é o caso da Grã-Bretanha, sede dos Jogos de 2012. Queremos aliar a expertise que temos, sobretudo com a realização dos Jogos Pan-Americanos e a preparação para a Copa do Mundo, com a que outros países estão vivenciando”, afirmou a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
A CEO do VisitBritain demonstrou especial interesse em como o Brasil se prepara para receber os turistas estrangeiros na Copa 2014, incluindo a organização de roteiros e relação com operadores turísticos para a venda de pacotes. Detalhes da estratégia de candidatura do País também estão entre os interesses do VisitBritain, já que a Grã-Bretanha é candidata a receber a Copa 2018. “Temos muito interesse na experiência do Brasil e esta aproximação certamente trará benefícios para ambos os lados”, afirmou Sandie Dawe. “Estamos estendendo para o turismo a política de cooperação já estabelecida pelos governos da Grã-Bretanha e do Brasil em outros setores”, disse.
Benchmarking
A troca de experiências vai envolver apoio recíproco na promoção turística internacional dos produtos, serviços e destinos turísticos do Brasil e da Grã-Bretanha e ações antes, durante e após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, do Rio de Janeiro, em 2016, e também envolvendo a Copa 2014. O próximo passo será a formação de um Comitê Gestor entre os países para a elaboração de um Plano de Trabalho conjunto. O Comitê Gestor também irá responder pela articulação interinstitucional nos âmbitos internacional, federal, estadual e municipal para a viabilização dos programas e projetos.
A agenda conjunta de trabalho inclui seminários com especialistas internacionais, visitas de benchmarking para conhecimento das experiências in loco, e constante troca de informações e dados entre os órgãos de promoção turística dos dois países. A aproximação com os órgãos de turismo de cidades que sediaram outras Olimpíadas, como Pequim e Sidney, e os Jogos de Inverno, como Vancouver, no Canadá, também fazem parte das ações da Embratur – que já dispõe de um plano estratégico de promoção internacional do turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014.
MTur