Às vésperas do COP15, o encontro de líderes mundiais em Copenhague que debaterá o futuro do clima do planeta e as ações dos governos na contenção de emissão de gases, um estudo, a ser apresentado nesta terça para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mapeia as possibilidades de redução da poluição gerada no Brasil. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Segundo o estudo, encomendado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, o País poderia cortar 35% de suas emissões até o ano de 2020, o que endossa, em parte, a proposta do ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), que defende um corte de 40%. Com o documento em mãos, Lula deve definir hoje as metas que o Brasil apresentará na conferência do clima de Copenhague, na Dinamarca, no próximo mês.

O estudo detalha possíveis caminhos para o corte de emissão de carbono, o que envolve mudanças na estrutura energética, como a tecnologia de biocombustíveis, atividades agrícolas e a questão do desmatamento, sobretudo no cerrado e na Amazônia. A pesquisa defende que seria possível abater até 1,041 bilhão de toneladas de CO2 até 2020.

Redação Terra