Durante a conferência realizada em Brasília para a criação do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a presidente Dilma Rousseff falou da vocação do Brasil como país sustentável. De acordo com ela, “o Brasil tem uma missão histórica, que é exercer sistematicamente a sustentabilidade. Nenhum governo, segmento da sociedade e esfera do governo pode abrir mão da sustentabilidade”.

Dilma afirmou ainda que “nossa condição de potência produtora de alimentos convive com a nossa condição de potência ambiental e com o fato de sermos uma das nações campeãs no uso de fontes renováveis de energia”.

A presidente falou também sobre a questão desmatamento, sobre ela afirmou que não há negociação, e que irá cumprir seus compromissos com o meio ambiente, não permitindo “que haja uma volta atrás na roda da História”.

A Rio+20 foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2009 e tantará renovar compromissos de líderes mundiais para erradicar a pobreza e manutenção da sustentabilidade.

fonte: Folha de SP