O Museu Afro Brasil, em São Paulo, abriu a exposição “Brincar com Arte – O Brinquedo Popular do Nordeste” na semana passada.

De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado, o espaço apresenta mais de mil brinquedos e objetos da coleção de David Glat, curador do Museu do Brinquedo Popular na Bahia, onde pais e filhos podem descobrir novas formas de brincar ou ainda lembrar da própria infância.

A proposta da exposição é recuperar as raízes brasileiras a partir dos brinquedos, que fazem parte das histórias de diferentes gerações de brasileiros.

A mostra inclui bonecos de figuras populares, como bailarinas e forrozeiros, além de representações de seres do folclore, como o saci e as sereias.

Outros brinquedos que podem ser encontrados são as miniaturas de carros artesanais feitos com diferentes materiais, como madeira, arame, tecido e latinhas de refrigerante.

Divulgação
A exposição “Brincar com arte”, no Museu Afro Brasil traz mil brinquedos que recuperam as raízes brasileiras

A exposição é gratuita e está aberta até 1º abril de 2012.

OUTRAS EXPOSIÇÕES

Além da exposição de brinquedos, o museu também apresenta a mostra “O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste”, com 800 obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, instalações e documentos reproduzindo o ambiente do homem sertanejo.

Em outro espaço no Afro Brasil está a exposição “Transfiguração do Real”, com cem pinturas do artista plástico baiano Aurelino dos Santos. Os espaços para estam abertos ao público até o dia 1º de abril.

BRINCAR COM ARTE – O BRINQUEDO POPULAR DO NORDESTE
QUANDO 20 de novembro a 1º de abril
terça a domingo das 10h às 17h
ONDE Museu Afro Brasil
Parque do Ibirapuera, portão 10
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
QUANTO grátis