Depois de mostrar seus trabalhos como ator (ainda adolescente, participou por um longo tempo de “Malhação”, na TV Globo) e apresentador (no canal pago Multishow, faz o “Vai pra Onde?”), Bruno de Luca, 27, decidiu compartilhar a experiência de um curso de cinema em Los Angeles com o telespectador. A proposta surgiu do canal Multishow. “Ser cineasta é algo que desejo desde criança, então, eu faria esse curso de qualquer maneira, mesmo que precisasse me afastar um pouco do trabalho. Mas logo me sugeriram transformar essa experiência em um reality show, o que foi muito bom.”
O desafio, contudo, não foi tão simples. Para poder gravar o curso de cinema que faria, Bruno precisou ter a autorização não apenas do diretor da escola (a New York Film Academy) mas também de todos os 15 alunos e professores relacionados à sua turma.

Resolvida essa etapa, Bruno, dois tripés e três câmeras entraram em ação. Com estudantes de interpretação da escola sempre à disposição, cada aluno produzia em grupo quatro curtas-metragens -a experiência dele como diretor poderá ser conferida e avaliada pelo público. No filme que mais gostou de fazer, pôde usar como cenário um pedaço da cidade cenográfica usada pela Universal Studios.
O que o apresentador não esperava é que uma forte conjuntivite o atrapalhasse por três semanas. Para solucionar o problema -e também para tornar o registro mais divertido na TV-, Bruno procurou uma cartomante e chegou a dormir com batatas cruas nos olhos.

Um mês de gravações, com 330 horas de material, será transformado em quatro programas de 30 minutos, em um processo de edição comandado pelo próprio Bruno: “Apesar de quase surtar nessa fase, editar o próprio trabalho é melhor que terapia”, brinca ele.

Enquanto alimenta o sonho de voltar a Los Angeles para fazer carreira como diretor, Bruno se diz muito emocionado com o resultado do programa, que define como um misto de reality show e de introdução ao cinema para leigos. Se a mudança ocorrer, teremos mais um reality show?

Folha de São Paulo