A Caixa Econômica Federal terá em suas agências uma linha de financiamento específica para o turismo. O anúncio foi feito no último dia 27 pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, e pela presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, que assinaram protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) para o início das operações.

Também fazem parte do acordo a companhia aérea TAM e a operadora de viagens CVC. Com a nova linha, espera-se ampliar a concessão de crédito no setor. O objetivo é oferecer financiamentos de pacotes turísticos diretamente para o turista.

De acordo com Barreto, o valor máximo do crédito a ser tomado é de R$ 10 mil, com prazo de 24 meses para o pagamento via boleto bancário ou débito em conta corrente. Não será necessário ser correntista da Caixa para obter o financiamento e as taxas de juros serão definidas em conjunto com cada parceiro, com base nos aspectos regionais e na política de cada conveniado.

Por enquanto, a linha de crédito só financiará pacotes nacionais. Com isso, pretende-se incentivar o turismo dentro do Brasil. Segundo Fábio Lenza, vice-presidente da Caixa Econômica Federal, o limite de R$ 10 mil para uma família viajar é compatível com as características de um pacote regional.

Para obter o financiamento, basta ir até uma agência com carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de renda (contracheque, Imposto de Renda, contas de serviços como água e luz).  O cadastro é feito na hora. A liberação do crédito também é imediata.

Fonte: Revista Ecoturismo