O sol forte e a falta de chuvas provocaram a morte milhares de peixes nos afluentes dos grandes rios da Amazônia.Centenas de toneladas de peixes mortes aparecem por 40 quilômetros do Rio Manaquiri. Na região, já são 200 quilômetros de rios e igarapés atingidos. Em alguns lugares, não dá para ver a água.

O fenômeno natural foi causado pelo aumento da temperatura nos afluentes do Rio Solimões. Sem água corrente, chuva e nuvens para bloquear o sol, a água ficou muito quente. “O aumento da temperatura faz com que haja naturalmente uma diminuição do oxigênio disponível na água”, disse o biólogo Efrem Ferreira.

Em Manaquiri (AM), já são 14 mil ribeirinhos atingidos. A prefeitura suspendeu as aulas de 2.600 crianças que dependem de barcos para chegar às escolas. Os alunos que continuam estudando levam “toalhinhas” que servem como máscaras.

Com tanto peixe morto, o cheiro é forte. Além de conviver com o odor e ficar sem os peixes, base da alimentação, os ribeirinhos ainda estão sem água para tomar banho, cozinhar e para beber. O rio que passa em frente às casas deles está contaminado pelos cardumes em decomposição.

E não há previsão de chuvas na região. Segundo os metereologistas, a situação só vai voltar ao normal em janeiro.

Globo amazônia