Congresso federal, BrasíliaNo próximo sábado (28), entre 20h30 e 21h30, em apoio à campanha Hora do Planeta 2009, a Câmara dos Deputados apagará as luzes de suas instalações. Com o gesto, a instituição adere ao ato simbólico de alerta contra o aquecimento global promovido mundialmente pela organização não-governamental ambientalista WWF.

A participação no movimento foi autorizada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, após solicitação do programa ambiental Ecocâmara e da Frente Parlamentar Ambientalista. O gesto simbólico reafirma a constante preocupação da Casa com a preservação do meio ambiente.

Além de reconhecer a importância da ação, a Câmara pretende com seu exemplo estimular outros setores da sociedade e seu próprio corpo de funcionários a aderir à campanha, repetindo o gesto em suas casas e estimulando aqueles com quem mantêm relacionamento.

Comissão
Desde dezembro do ano passado, o Congresso transformou em permanente a Comissão Mista de Efeitos da Mudança Climática. Dessa forma, o tema se tornou uma preocupação constante no debate legislativo.

Com o público interno da Câmara, esse trabalho de conscientização vem sendo realizado por meio do programa de gestão ambiental Ecocâmara, desde 2002. A iniciativa promove campanhas e atividades que buscam harmonizar as ações da Casa com as questões relacionadas ao meio ambiente, promovendo novos referenciais e normas que respeitem valores de proteção socioambiental. O Ecocâmara atua em dez áreas distintas e desenvolve dezenas de projetos nesses setores.

Campanha
O movimento “Hora do Planeta”, um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global, é promovido mundialmente pela ONG ambientalista WWF desde 2007 e, neste ano,  acontece pela primeira vez no Brasil. Mais de 20 cidades brasileiras e dezenas de empresas e organizações já confirmaram a participação na iniciativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

Foto: Xenïa Antunes