Estados e municípios que não atingiram a meta podem prorrogar a campanha. As cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro e o estado de São Paulo vacinam até 20 de maio

Vacinação contra a gripe: o público alvo do governo federal são gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde (Jeffrey Hamilton/Thinkstock)

Vacinação contra a gripe: o público alvo do governo federal são gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde (Jeffrey Hamilton/Thinkstock)

Longe de atingir a meta, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira em boa parte do País. Ao menos 7 milhões de pessoas precisam ser imunizadas em um dos 33 mil postos para que o Ministério da Saúde atinja o objetivo estipulado antes da mobilização. As cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e o estado de São Paulo já prorrogaram a campanha até dia 20. Outras regiões podem fazer o mesmo.

Em todo o país, até o final desta quinta-feira, 16.752.683 pessoas haviam se vacinado, de acordo com informações encaminhadas ao ministério pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde. O número representa apenas 55,97% de toda a população alvo, de aproximadamente 30 milhões de pessoas – a meta é vacinar 80% dessa população.

Além de adultos com mais de 60 anos e indígenas, podem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, as maiores coberturas ocorreram entre as crianças, com 60,67% vacinados, e idosos, com 58,67%. Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura estava em 55,5%. Gestantes (36,82%) e indígenas (32,27%) tinham as coberturas mais baixas, até esta quinta-feira.

Prorrogação em São Paulo – No estado de São Paulo, as vacinações foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 20 de maio. Desde o dia 25 de abril, 3,7 milhões de paulistas foram imunizados. Segundo balanço da secretaria, receberam a vacina até agora 221.100 mulheres grávidas, o que representa 39,3% do total. Entre os idosos com 60 anos ou mais foram imunizados 2,7 milhões de pessoas, ou 54,9%. Também tomaram uma dose da vacina 535.900 crianças, o que representa cobertura de 59,4%.

Fonte:VEJA