Entidade apadrinhada pelo astro usa filmes como instrumentos para entreter e educar comunidades de refugiados de conflitos civis ao redor do mundo

Robert De Niro em Cannes: ator fez pausa na função de presidente do júri para lançar campanha de ajuda humanitária (AFP)

Robert De Niro em Cannes: ator fez pausa na função de presidente do júri para lançar campanha de ajuda humanitária (AFP)

Robert De Niro tirou folga de sua função como presidente do júri do 64ª Festival de Cannes na tarde desta sexta-feira, 13, para prestigiar do lançamento de uma parceria entre uma famosa marca de uísque e a FilmAid International, organização humanitária apadrinhada pelo ator americano. Fundada em 1999, durante a crise nos Bálcãs, a entidade usa filmes e vídeos como instrumentos para entreter e educar comunidades de refugiados de conflitos civis ao redor do mundo.

O popular ator fará outra pausa em suas obrigações com o júri na próxima terça, dia 19, quando acontece a 18ª edição do Cinema Agains Aids, um misto de baile de gala e leilão de caridade promovido pela amfAR, organização internacional que levanta fundos para pesquisas no combate ao vírus da Aids. Além de De Niro, são esperadas para a festa artistas como Byoncé, Janet Jackson, Brook Shields, Patrick Dempsey, e a estilista Donatella Versace.

No evento de hoje, De Niro saudou a iniciativa do novo patrocinador que, segundo ele, ajudará a levantar o moral das populações atendidas pelos programas criados pela FilmAid. Atualmente, a entidade atende a um campo de refugiados no Quênia, com 85 mil pessoas, e outro na fronteira com a Somália, com mais de 330 mil habitantes. No fim de 2009, a FilmAid começou a trabalhar em campos na Tailândia e, em 2010, passou a atuar em conjunto com a Internally Displace Persons no Haiti, depois do terremoto que devastou o país.

Fonte: VEJA