244938828-XGNo passeio é possivel percorrer as trilhas que no passado eram apenas dos primeiros habitantes da região

Um dos passeios mais bonitos do Sergipe é o de escuna ou catamarã pelo rio São Francisco. O ponto de partida é a cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. Depois de meia hora de navegação, chega-se ao imponente cânion do Xingó, com direito a mergulho nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico. Barquinhos levam ao miolo dos cânions, onde as embarcações de maior porte não conseguem entrar!

O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. A caminhada em si envolve grandes dificuldades e uma boa porção de aventura, o sol forte cobra o seu tributo exigindo do visitante, chapéu, filtro solar e muita água. Sempre com o acompanhamento de profissionais devidamente qualificados. A experiência de percorrer trilhas que no passado eram apenas dos primeiros habitantes da região, os índios, passando pelos vaqueiros e mais recentemente por cangaceiros, como os do grupo do renomado Lampião. A beleza dos paredões e do bioma da Caatinga unidas as emoções da trilha, recompensam todo esforço.

Da capital a Canindé são cerca de três horas de viagem. A melhor opção é pernoitar na cidade e, no dia seguinte, conhecer o município de Piranhas, onde Lampião e sua turma de cangaceiros costumavam montar acampamento.