Os problemas ambientais que assolam o País têm encontrado ressonância na Câmara Municipal de Santos.

 

O Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, líder do MDB, na bancada santista, em pronunciamento na plenária da última segunda-feira, na Câmara Municipal, ressaltou a importância de se expor de forma transparente, os reais perigos da cava subaquática, em Cubatão, que é uma enorme cratera submersa, construída para receber toneladas de sedimentos contaminados por mercúrio e outros metais pesados e letais.

 

Apesar da licença ambiental, Banha atenta para o temor de que um vazamento possa causar danos ecológicos imensos a região, colocando em risco, também à população da Baixada.

 

Para tanto, além do pronunciamento ele oficiou requerimentos a vários órgãos como Cetesb, Ibama e promotores de Justiça Estaduais e Federais.

 

Os questionamentos enfocam aspectos relevantes para saber se realmente existem riscos eminentes? Qual a garantia à população da região tem quanto a segurança da cava subaquática? Existe uma fiscalização constante neste local? Existe algum plano de emergência se houver problemas estruturais? “São indagações importantes, já que há inquéritos e ações em andamento na Justiça sobre o assunto e que precisam ser enfrentados e resolvidos de forma resoluta”, reforça o parlamentar emedebista.