Gastão Vieira e Flávio Dino comemoram o Dia Mundial do Turismo na Embratur

O Dia Mundial do Turismo no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) reuniu cerca de 200 pessoas ontem (27) em Brasília. O encerramento das atividades contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que foi recebido pelo presidente Flávio Dino e por toda equipe da Embratur. “Todos nós sabemos a importância desta data, para uma celebração de conquistas e do que ainda iremos conquistar juntos”, disse Flávio Dino, que enfatizou a importância de sempre trabalhar alinhado com o Ministério do Turismo.

Os discursos do ministro e do presidente foram marcados pelas conquistas alcançadas até o momento e o reforço da parceria entre Embratur e Ministério do Turismo. Em seu discurso, Gastão Vieira salientou o desafio da realização dos dois grandes eventos esportivos: “Tenho absoluta convicção que teremos êxito na realização dessa tarefa, alinhando as ações da Embratur e do Ministério do Turismo, neste bom momento que vive o turismo”.

Flávio Dino destacou, por outro lado, as diretrizes do Plano Nacional de Turismo e do Plano Aquarela para alcançar três objetivos: duplicar o ingresso de turistas, rompendo a marca dos 5 milhões e alcançar, após os megaeventos esportivos, a marca dos 10 milhões de turistas; triplicar o ingresso de divisas em nosso país; e romper com o déficit que temos hoje na comparação do turismo emissivo com o turismo receptivo. “Estamos em um ano de muita pujança do turismo interno e internacional, e essa é a nossa oportunidade de ajudar a escrever da história do Brasil.”

Pela manhã, Embratur e MTur se reuniram para apresentar propostas de roteiros das 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo Fifa de 2014 para empresas do setor de turismo. No período da tarde, foram discutidas ações do segmento de incentivo, a serem implementadas especialmente para a realização dos megaeventos esportivos.

Estiveram presentes no evento de encerramento a secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Isabel Mesquita, assim como a diretoria e funcionários da Embratur. Também compareceram representantes da Confederação Nacional do Turismo, Secretaria de Turismo de Porto Alegre, Confederação Nacional dos Municípios Turísticos, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional, ABGEN, Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, Assoicação de Marketing Promocional, Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Sindpat, Match Connections e Top Service.

fonte: ASCOM EMBRATUR