Moradores de diversas cidades brasileiras apagaram as luzes na noite deste sábado para participar da campanha ambiental Hora do Planeta.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
A ponte Octavio Frias de Oliveira, na zona sul de São Paulo, apagada durante a Hora do Planeta
A ponte Octavio Frias de Oliveira, na zona sul de São Paulo, apagada durante a Hora do Planeta

A ação é uma mobilização mundial para conscientizar a população sobre o aquecimento global e a necessidade de se preservar o ambiente.

Entidades e prefeituras também aderiram à campanha e cortaram a iluminação de monumentos. Ficaram às escuras a partir das 20h30 o Cristo Redentor, no Rio, e a ponte Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo.

No Brasil, o primeiro minuto da Hora do Planeta foi de silêncio, em homenagem às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão e às famílias atingidas pelas enchentes no Rio de Janeiro e em outros Estados.

O Rio, que participa pela terceira vez da campanha, é a sede do evento no Brasil e, além do Cristo, apagou as luzes dos arcos da Lapa e da orla da praia de Copacabana.

Outras 18 capitais, como Brasília, Curitiba e Salvador, também anunciaram ter aderido à Hora do Planeta apagando a iluminação de monumentos famosos.

Adriano Ishibashi/Folhapress
Ex-minitro do Meio Ambinete Carlos Minc e atual titular da pasta, Izabella Teixeira, desligam energia do Rio simbolicamente
Ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e atual titular da pasta, Izabella Teixeira, “desligam” energia do Rio

A organização ambientalista WWF (sigla em inglês de World Wildlife Fund), responsável pela iniciativa, estima que serão mais de 4.000 cidades de 130 países do mundo a apoiar a campanha. No Brasil, são 123.

fonte: Folha de SP