O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviou nesta sexta-feira uma carta à Associação Internacional de Boxe (Aiba) solicitando a revisão do resultado da luta final do boxeador Esquiva Falcão na Olimpíada de Londres.
A decisão, segundo a entidade, foi tomada após a divulgação de notícias nos jornais brasileiros de que o árbitro polonês Mariusz Gorn se arrependeu de ter punido o pugilista brasileiro com a perda de dois pontos, no combate que decidiu a medalha de ouro olímpica da categoria até 75 kg. A vitória ficou com japonês Ryoto Murata, por 14 a 13.
“Após a luta o árbitro polonês admitiu ao oficial brasileiro Jones Kennedy que a punição por excesso de contato físico acabou definindo o resultado final, e que a mesma só foi aplicada porque Mariusz Gorn achava que o atleta brasileiro não seria tão prejudicado pela punição”, diz trecho da nota do COB.
Dessa forma, o COB solicitou que a Aiba tome as providências cabíveis para que o resultado da luta seja revisto.
“Tudo indica que houve um erro de interpretação do árbitro, por isso pedimos que a AIBA reveja o resultado final da luta. O COB tem o dever de lutar pelos interesses dos atletas brasileiros”, afirmou o presidente Carlos Arthur Nuzman.
Fonte: Folha de S. Paulo