Pela primeira vez, CODECA e Festa da Uva firmam uma parceria com objetivo de incentivar a separação de resíduos em toda a área do Parque. Desde o início do evento, cerca de 200 recipientes para lixo orgânico (verdes) e outros 200 para seletivo (amarelos) foram espalhados nos locais de circulação de visitantes e expositores. É a Campanha Recicle na Festa, para a qual também foram produzidos folhetos sobre separação correta dos resíduos. O material está sendo distribuído a expositores e ao público que circula nos Pavilhões.

Os folhetos da Campanha tem duas versões. Para os expositores, foi criado um folder que explica a importância de separar os resíduos. O material pede que o lixo seja separado e depositado nos ecopontos mais próximos, sejam lixeiras, contêineres ou tonéis. Já para o público em geral, foi produzido um desafio bem-humorado em formato de múltipla escolha, para testar os conhecimentos sobre reciclagem. O material está sendo distribuído no Museu do Lixo (Casa 8 da Réplica).

A Campanha Recicle na Festa surgiu da necessidade de ampliar a consciência ambiental com relação ao lixo. A iniciativa segue a tendência global de destinação de resíduos conhecida como “4 R”: reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar. “Sabemos que é um grande desafio, mas é preciso dar o passo inicial para que cada um assuma seu papel na proteção do meio ambiente”, afirma o Diretor Presidente da CODECA, Adiló Didomenico, que é também é um dos Diretores de Infraestrutura da Festa. Na edição passada da Festa, a CODECA coletou mais de 130 toneladas de resíduos só nos Pavilhões. Nos corsos alegóricos, em 2008, foram recolhidos 900 sacos de lixo de 100 litros cada.

A Festa Nacional da Uva 2010 vai até 7 de março. O evento tem o patrocínio âncora do Bradesco, Banrisul, Petrobrás e Prefeitura de Caxias do Sul, e patrocínio da Eletrobrás, Randon, Ministério do Turismo e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura

Depto. de Comunicação e Marketing