No Turismo brasileiro
Caixa e CVC formalizam crediário para turismo: O ministro do Turismo, Luiz Barretto, o vice-presidente da Caixa, Fábio Lenza, e o presidente do Conselho da CVC, Guilherme Paulus assinaram,  durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, em Brasília,  contrato oficial com a mega operadora para colocar em operação o sistema de crediário para financiar pacotes de turismo. Segundo Guilherme Paulus, “agora o turismo está aberto para todas as pessoas e em condições de brigar com a geladeira, o fogão e o celular”, disse. “Falta pouco para o turismo poder nadar de braçadas”, acrescentou ele falando que a competitividade do setor está avançando cada vez mais. Lenza aproveitou a ocasião para apresentar o novo portal da Caixa na internet específico para o segmento de turismo que será lançado em novembro.

Guilherme Paulus recebe homenagem: O presidente do Conselho Administrativo da CVC, Guilherme Paulus, recebeu dia 1º, na Câmara Municipal de Blumenau (SC), uma homenagem de empresários e autoridades ligadas ao turismo catarinense, por ocasião da abertura oficial da 26ª Oktoberfest. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, entregou o Troféu de Agradecimento ao executivo. “É uma honra receber esta homenagem de nossos parceiros de Santa Catarina, Estado que foi um dos primeiros a receber operação de pacotes da CVC, em meados da década de 70”, disse Paulus, que estende a homenagem para toda a equipe de sua operadora, pelo trabalho desempenhado nestes 37 de atuação. Em 2008, a CVC transportou 40 mil passageiros para Santa Catarina. Para a próxima temporada de verão oferecerá, entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, uma oferta de mais de 20 mil pacotes turísticos para a região.

No Congresso Nacional
Marco regulatório do pré-sal sai até março: O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou, em audiência na Câmara, que espera que o novo marco regulatório para o pré-sal seja aprovado até março de 2010. A previsão do governo é que os quatro projetos que definirão as regras de exploração de petróleo do pré-sal sejam votados na Câmara dos Deputados até o dia 10 de novembro. Se isso acontecer, o Senado teria até dois meses para votar os projetos.

Lobão diz que preço da gasolina não cairá: O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, voltou a afirmar, em audiência na Câmara, que o preço da gasolina não deve cair com a exploração de petróleo do pré-sal. Há uma expectativa de que o Brasil, na condição de um dos maiores produtores de petróleo, repassasse para os consumidores o combustível mais barato. Lobão argumentou, entretanto,  que a sociedade sairá ganhando com o pré-sal e com a criação de um Fundo Social, que bancará projetos nas áreas de educação, ciência e tecnologia, meio ambiente e cultura. Até a próxima!

Artur Hugen