A 5ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu foi oficialmente lançada na manhã desta quarta-feira (17), no Rafain Palace Hotel e Convention Center, em Foz do Iguaçu. O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, também no Rafain Palace Hotel. Jornalistas, autoridades e representantes do trade turístico da região compareceram à solenidade e conheceram detalhes do festival.

O evento é promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e pelo Polo Iguassu Eventos e Estandes. Entre as organizações patrocinadoras estão a Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo, TAM, Instituto Internacional Polo Iguassu e Sindhotéis, além de outras entidades do trade turístico.

“A Itaipu apoia o festival desde a sua primeira edição e assim vai permanecer, de acordo com a nova missão institucional da empresa, que defende o desenvolvimento do turismo na região”, ressaltou Gilmar Piolla, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu). “Contamos com o apoio de todo o trade para consolidar o festival como o segundo maior evento de turismo do Brasil (atrás apenas da Feira das Américas, promovida no Rio de Janeiro pela Associação Brasileira de Agências de Viagem – Abav), disse.

Segundo Piolla, o festival tem o objetivo de estreitar o relacionamento com os mercados emissivos de turistas para o Destino Iguaçu, consolidando-o na preferência do público regional e do Mercosul.

Em 2009, o encontro superou a expectativa de público, com a presença de mais de 3.500 pessoas. Para este ano, a expectativa é de novo recorde. São esperados 4.500 visitantes, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada. Será montada uma feira de 2 mil metros quadrados, com cerca de 150 estandes e mais de 300 expositores.

São esperadas mais de 50 caravanas de agentes de viagem do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

Segundo Jaime Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI) e representante da FPTI no lançamento, o festival já se tornou um importante instrumento para o desenvolvimento da região por meio do incentivo ao turismo. “E a tendência é que essa importância aumente a cada ano”, disse. Para o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, o festival já desponta o sentimento de pertencimento em todo o setor turístico local. “Todos que trabalham pelo Destino Iguaçu e se beneficiarão com o fortalecimento dos negócios de turismo devem fazer parte deste esforço”, afirmou.

O evento tem abrangência internacional e busca o desenvolvimento de negócios enfocando, principalmente, os agentes de viagem. “Pretendemos facilitar a vinda desses profissionais ao evento oferecendo incentivos como desconto em passagens e estadias”, disse Newton Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur). O objetivo do festival é fomentar a integração entre clientes e fornecedores e disseminar novas técnicas de gestão em turismo por meio da promoção e comercialização de produtos do setor.

Entre as principais novidades deste ano se destacam eventos que, pela primeira vez, acontecerão paralelamente. Entre eles, se destacam o Hotel Show (feira de produtos e serviços para hotéis, motéis, bares e restaurantes), o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), a Mostra de Turismo Sustentável do Iguaçu (que vai apresentar casos de sucesso na área de turismo sustentável) e a Reunião do Conselho Consultivo de Turismo do Estado do Paraná.

Encontros que já integraram a programação paralela do festival, como o Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, que chega à quarta edição, também fazem parte do rol de atrações, assim como a Rodada de Negócios do Destino Iguaçu e as visitas técnicas aos principais atrativos turísticos da cidade.

Assessoria de Imprensa