A Comercial Agrícola Mineira (COMAM) acaba de importar um novo equipamento para combate a focos de incêndio em áreas florestais e agrícolas, o Turbo Stream

O modelo será demonstrado nos cursos de tecnologia de aplicação da empresa, que será realizado em março, na sede da empresa, em Belo Horizonte/MG, e também serão agendadas algumas visitas de demonstração a empresas florestais.

Segundo o gerente Técnico Eng. Agr. Paulo Coutinho, o equipamento é ideal para o rápido ataque a focos iniciais em áreas florestais, palhadas, pilhas de algodão e madeira, e pode ser carregado em carrocerias de pickups, pulverizadores e caminhões tanque.

O engenheiro explica que se destina a combate a chamas em combustíveis classe A (madeiras, palhadas, plásticos e borrachas), através da produção de espuma, com a injeção na bomba de agente espumante, em percentagens ajustáveis de 0,3 a 3%, e utilizando uma pistola especial com sistema Venturi de indução de ar para a produção da espuma. O equipamento possui um alcance de até 14 metros, e trabalha com até 1.450 PSI (100 BAR) de pressão, utilizando uma bomba de Pistão (HYPRO – USA) acionada por um motor a gasolina de quatro tempos, 13 HP e partida elétrica.

Conheça as vantagens do uso da espuma em combate a incêndios em comparação com o uso da água pura:

Mais eficiente do que uso de água pura

Testes oficiais realizados pelos bombeiros de Los Angeles (1998) mostraram que com espuma, o consumo de água no combate as chamas foi reduzido em 42 %, o tempo para controle do incêndio em 50%, e o tempo para resfriamento de um ambiente fechado inicialmente em chamas foi quatro vezes menor com o uso da espuma.

Menor trabalho de rescaldo

Por reduzir a tensão superficial da água, o agente espumante faz com que ela penetre profundamente nas superfícies das madeiras e outros materiais, extinguindo mais rapidamente as chamas, evitando sua reincidência e a necessidade dos rescaldos.

Mais rendimento na utilização da água

Nas áreas florestais e agrícolas, a distância de deslocamento de água e o tempo gasto nessa operação são aspectos críticos no combate a incêndios, e pela maior eficiência do uso da espuma, um tanque de água passa a ter cerca do dobro do rendimento, garantindo melhores resultados no controle aos incêndios.

Fácil adaptação a outros equipamentos

Pode utilizar tanques de pulverizadores, caminhões de abastecimento, ou ainda em reservatórios levados em carrocerias de pickups e outros veículos . A injeção do agente espumante na bomba evita a contaminação do tanque de água no caso de caminhões tanque de agua que transportam água para uso residencial.

O equipamento se encontra em Belo Horizonte, no laboratório da COMAM. Mais informações podem ser fornecidas através do telefone (31) 3275-2118.

Fonte: portalagronegocio.com.br